Filtrar


Questões por página:

A respeito das relações entre psicologia e educação, julgue o item.


As primeiras relações entre psicologia e educação datam do desenvolvimento da psicologia aplicada, com Alfred Binet, Edward B. Titchener, James M. Cattell e Wilhem Wundt. No Brasil, entretanto, a relação ocorreu de forma inversa: o movimento de industrialização fez com que a educação se reorganizasse em razão do grande aumento de demanda.

Ao considerar as crianças como membros efetivos da sociedade, deve-se ter em conta não apenas que a linguagem escrita está presente no cotidiano desses sujeitos, mas também e, sobretudo, que ela confere um significado distinto a suas práticas sociais. Sobre este tema é correto o que se afirma em:
Considere as abordagens teóricas de ensino e aprendizagem, a saber:

I. Behaviorismo.
II. Construtivismo Interacionista.
III. Construtivismo Sócio-Interacionista.

Analise as afirmativas e as relacione aos itens anteriores:

( ) Modelo pedagógico consolidado a partir de 1930, onde aceitava-se que o processo de aprendizagem era fruto de memorizações provenientes de repetições de ações realizadas pelos estudantes.

( ) Nesta abordagem que tem Vigotsky como principal nome, considera-se que a aprendizagem está diretamente ligada, relacionando a interação do indivíduo com o meio externo, meio este que levava em conta não apenas os objetos, mas os demais sujeitos.

( ) As ideias colocadas nesta abordagem sugerem que o aprendiz compreenda o mundo através da sua percepção, construindo significados para este mundo.

( ) A ideia principal desta abordagem, que tem Piaget como o seu maior expoente, era que a lógica de funcionamento mental da criança é qualitativamente diferente da lógica adulta.

( ) Para Skinner, apontado atualmente como o principal expoente desta abordagem, o aluno é ensinado na medida em que é induzido a se engajar em novas formas de comportamento e em formas específicas, em situações específicas.

A sequência está correta em:
Linguagem e percepção estão relacionadas. Quando a criança começa a falar os mecanismos intelectuais relacionados a fala adquirem:
Esta etapa se dá aproximadamente entre os sete e dez anos de idade. Durante esse estágio, a criança atinge o uso das operações completamente lógicas pela primeira vez. O pensamento deixa de ser dominado pelas percepções e a criança torna-se capaz de resolver problemas que existem ou existiram em sua experiência. Esse estágio é conhecido como: