Questões de Concurso
Filtrar
287 Questões de concurso encontradas
Página 22 de 58
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
“A contínua assimilação do meio e a acomodação da mente ao meio são a consequência lógica da repetição do funcionamento cognitivo”. Como se chama este conceito de Piaget?
Concurso:
Prefeitura de Patos - PB
Disciplina:
Pedagogia
Na busca do entendimento e compreensão sobre o processo pelo qual os homens aprendem, três concepções subjacentes às teorias de aprendizagem são apresentadas nos itens a seguir. I. Interessa-se pelos processos interiores que ocorrem entre o estímulo e a resposta, ou seja, os processos mentais como as percepções, a compreensão, as tomadas de decisão, a atribuição de significado. Tal teoria também é conhecida como Construtivismo. II. Dá importância à autorrealização do sujeito aprendiz, isto é, à sua satisfação pessoal. Valoriza fundamentalmente os sentimentos e os pensamentos dos estudantes. III. Focaliza a atenção nos comportamentos observáveis e mensuráveis, valorizando as respostas aos estímulos. A ideia básica é que, se um determinado comportamento tem uma boa consequência, ele tende a se repetir. Ao contrário, se a resposta for desagradável, a tendência é o comportamento diminuir de frequência. Os itens abordam, RESPECTIVAMENTE, as concepções de:
Concurso:
Prefeitura de Patos - PB
Disciplina:
Pedagogia
Para que um novo instrumento lógico se construa, é preciso sempre instrumentos lógicos preliminares; quer dizer que a construção de uma nova noção suporá sempre substratos, subestruturas anteriores e isso por regressões indefinidas (Jean Piaget, no livro Problemas de Psicologia Genética - Coleção Os Pensadores). A respeito do conhecimento prévio, assinale a opção INCORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Disciplina:
Pedagogia
A mente, como uma estrutura cognitiva, tende a operar em equilíbrio, o que aumenta seu grau de organização interna e sua adaptação ao ambiente. No entanto, quando esse equilíbrio é perturbado por experiências que não podem ser assimiladas, ela se reorganiza por meio da acomodação, construindo novos esquemas de assimilação para alcançar um novo estado de equilíbrio. Esse processo de reequilíbrio, denominado de equilibração majorante, é o principal fator na evolução, no desenvolvimento mental e na aprendizagem da criança, resultando no aumento do conhecimento.
(Fonte: https:// https://l1nk.dev/filosofia]
-da-educacao.adaptado)
O pensamento exposto reflete a teoria de: