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Sobre desenvolvimento e aprendizagem na escola, afirma-se:

I. o processo de desenvolvimento tem seus parâmetros determinados pela herança genética.

II. a aprendizagem dos símbolos não provoca modificações estruturais importantes no funcionamento psíquico, possibilitando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

III. nem toda experiência na escola, seja ela de sucesso ou de fracasso, fará parte do processo de desenvolvimento do estudante.

IV. toda aprendizagem realizada deve servir ao desenvolvimento do indivíduo, no momento presente ou no futuro.

V. a realização de certas aprendizagens pode causar a reorganização de informações previamente adquiridas.

VI. a ação pedagógica que não tem como base as possibilidades de aprendizagem e o desenvolvimento do período de formação e nem as formas de pensamento presente do educando será uma ação pedagógica com pouca probabilidade de sucesso.

Estão corretas as afirmações dos itens
A aprendizagem é um domínio de teorias psicológicas, as quais consideram os fatos biológicos, neurofisiológicos, culturais, linguísticos e históricos que tornaram possível a nossa experiência humana. Entre as mais conhecidas, destacam-se as teorias behavioristas, cognitivistas, construtivistas e da aprendizagem social. As teorias construtivistas concentram-se
O processo de ensino e de aprendizagem é, essencialmente, um trabalho pedagógico no qual se conjugam fatores externos e internos. Nessa perspectiva, o caráter pedagógico da prática educativa verifica-se como
“É possível identificar que dentre as principais perspectivas teóricas da psicologia do desenvolvimento, a concepção sóciohistórica do desenvolvimento humano apresenta contributos de relevância para ampliar as discussões sobre os processos da leitura e escrita na educação infantil. No que tange aos processos de aprendizagem e desenvolvimento, essa concepção aponta a diferença entre eles, devendo ser entendidos como indissociáveis, e estudados enquanto processos em contínua transformação.”

Texto retirado de SILVA, A. M. F S; ATAIDE, C. A.; MENDONÇA, A. C. S. Leitura e Escrita na Educação Infantil: concepções e práticas pedagógicas.In.: EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, ESCRITA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, VII CONEDU,2021.p.6. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74060.

A concepção teórica em comento foi proposta por

O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, que podem englobar alterações qualitativas e quantitativas da