Questões de Concurso
Filtrar
287 Questões de concurso encontradas
Página 23 de 58
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São José da Tapera - AL
Disciplina:
Pedagogia
Sobre desenvolvimento e aprendizagem na escola, afirma-se:
I. o processo de desenvolvimento tem seus parâmetros determinados pela herança genética.
II. a aprendizagem dos símbolos não provoca modificações estruturais importantes no funcionamento psíquico, possibilitando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
III. nem toda experiência na escola, seja ela de sucesso ou de fracasso, fará parte do processo de desenvolvimento do estudante.
IV. toda aprendizagem realizada deve servir ao desenvolvimento do indivíduo, no momento presente ou no futuro.
V. a realização de certas aprendizagens pode causar a reorganização de informações previamente adquiridas.
VI. a ação pedagógica que não tem como base as possibilidades de aprendizagem e o desenvolvimento do período de formação e nem as formas de pensamento presente do educando será uma ação pedagógica com pouca probabilidade de sucesso.
Estão corretas as afirmações dos itens
I. o processo de desenvolvimento tem seus parâmetros determinados pela herança genética.
II. a aprendizagem dos símbolos não provoca modificações estruturais importantes no funcionamento psíquico, possibilitando o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
III. nem toda experiência na escola, seja ela de sucesso ou de fracasso, fará parte do processo de desenvolvimento do estudante.
IV. toda aprendizagem realizada deve servir ao desenvolvimento do indivíduo, no momento presente ou no futuro.
V. a realização de certas aprendizagens pode causar a reorganização de informações previamente adquiridas.
VI. a ação pedagógica que não tem como base as possibilidades de aprendizagem e o desenvolvimento do período de formação e nem as formas de pensamento presente do educando será uma ação pedagógica com pouca probabilidade de sucesso.
Estão corretas as afirmações dos itens
Concurso:
Prefeitura de São José da Tapera - AL
Disciplina:
Pedagogia
A aprendizagem é um domínio de teorias psicológicas, as quais consideram os fatos biológicos, neurofisiológicos, culturais, linguísticos e históricos que tornaram possível a nossa experiência humana. Entre as mais conhecidas, destacam-se as teorias behavioristas, cognitivistas, construtivistas e da aprendizagem social. As teorias construtivistas concentram-se
Concurso:
Prefeitura de São José da Tapera - AL
Disciplina:
Pedagogia
O processo de ensino e de aprendizagem é, essencialmente, um trabalho pedagógico no qual se conjugam fatores externos e internos. Nessa perspectiva, o caráter pedagógico da prática educativa verifica-se como
Concurso:
Prefeitura de General Sampaio - CE
Disciplina:
Pedagogia
“É possível identificar que dentre as principais perspectivas teóricas da psicologia do desenvolvimento, a concepção sóciohistórica do desenvolvimento humano apresenta contributos de relevância para ampliar as discussões sobre os processos da leitura e escrita na educação infantil. No que tange aos processos de aprendizagem e desenvolvimento, essa concepção aponta a diferença entre eles, devendo ser entendidos como indissociáveis, e estudados enquanto processos em contínua transformação.”
Texto retirado de SILVA, A. M. F S; ATAIDE, C. A.; MENDONÇA, A. C. S. Leitura e Escrita na Educação Infantil: concepções e práticas pedagógicas.In.: EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, ESCRITA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, VII CONEDU,2021.p.6. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74060.
A concepção teórica em comento foi proposta por
Texto retirado de SILVA, A. M. F S; ATAIDE, C. A.; MENDONÇA, A. C. S. Leitura e Escrita na Educação Infantil: concepções e práticas pedagógicas.In.: EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, ESCRITA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, VII CONEDU,2021.p.6. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74060.
A concepção teórica em comento foi proposta por
Concurso:
Prefeitura de Rio Branco
Disciplina:
Pedagogia
O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, que podem englobar alterações qualitativas e quantitativas da