Filtrar


Questões por página:
"... é a área psicomotora responsável pela consciência do próprio corpo e seus componentes. Essa área psicomotora é desenvolvida pelas experiências que a criança vivencia em relação aos objetos do seu cotidiano. Por outro lado, ela também pode ser desenvolvida conforme as relações afetivas que cercam a criança, levando a formação de autoestima". (Let"s 2023).

O texto acima se refere a definição de:
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
O desfralde é um dos marcos de desenvolvimento em que, a partir de uma certa idade, as crianças começam a falar ou a apontar quando fazem cocô ou xixi. Esse é um bom momento para incentivá-las a usar o vaso sanitário ou o penico, em clima de brincadeira, sem pressioná-las ou repreendê-las. A etapa do desfralde infantil acontece
mostrar texto associado
A partir dos quatro meses de idade, a criança apresenta alguns marcos de desenvolvimento importantes, como segurar objetos, rolar, ficar sentada sem apoio, ficar de quatro, engatinhar, ficar de pé com apoio até finalmente conseguir andar. A idade em que se pode afirmar que a criança já anda bem, com bom equilíbrio, e sem se apoiar é entre
Analise as proposições abaixo, que abordam a dinâmica do desenvolvimento biológico, psicológico e social na educação infantil e nos anos iniciais.

I. O desenvolvimento infantil é influenciado por condições históricas, culturais e familiares, o que impacta a forma como as crianças pensam e se relacionam.
II. A formulação de conceitos matemáticos ocorre de maneira uniforme em todos os indivíduos, por meio de processos biológicos idênticos.
III. A mediação pedagógica favorece a articulação entre linguagem e pensamento, contribuindo para a formação de estruturas cognitivas mais elaboradas.
IV. A afetividade está vinculada à motivação, pois as emoções mobilizam a vontade de explorar e solucionar problemas.

Está CORRETO o que se afirma em:
Visualizar Questão Comentada
Para ser considerada como possuidora de certa habilidade, a criança tem que demonstrar que pode cumprir a tarefa sem nenhum tipo de ajuda. Denomina- se essa capacidade de realizar tarefas de forma independentes: