Filtrar


Questões por página:
“Podemos considerar o problema de aprendizagem como um sintoma, no sentido de que o não aprender não configura um quadro permanente, mas ingressa numa constelação peculiar de comportamentos, nos quais se destaca como sinal de descompensação.” (PAZ, apud JOSÉ; COELHO,1993, p.23). A partir disto, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Um distúrbio de aprendizagem pressupõe uma lesão cerebral, sendo a inteligência da criança anormal. ( ) Nos distúrbios de aprendizagem, ocorre um atraso, um transtorno em um ou mais processos da linguagem falada, leitura, ortografia, caligrafia e aritmética, que pode resultar de uma possível disfunção do Sistema Nervoso Central que se pode manifestar em privações na percepção, atenção, conceitualização, memória, linguagem e funções motoras. ( ) A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária. ( ) É disgráfica toda criança cuja qualidade da escrita é deficiente, não sendo ela portadora de qualquer déficit neurológico importante ou intelectual que explique esta deficiência. Trata-se, portanto, de crianças intelectualmente normais, que vêm à consulta por causa de sua escrita ilegível ou muito lenta, dificuldades estas que prejudicam, em geral, a marcha normal de sua escolaridade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação que lida com os problemas de aprendizagem nos seus padrões normais ou patológicos, considerando a influência da família, da escola e da sociedade no seu desenvolvimento (MORAES,2010). Acerca do papel do psicopedagogo, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O papel inicial da psicopedagogia é focado no estudo do processo de aprendizagem, diagnóstico e tratamento dos seus obstáculos. ( ) Cada psicopedagogo possui um estilo de fazer a intervenção psicopedagógica. ( ) O psicopedagogo procura, compreender o indivíduo em suas várias dimensões para ajudá-lo a reencontrar seu caminho, superar as dificuldades que impeçam um desenvolvimento harmônico e que estejam se constituindo num bloqueio da comunicação dele com o meio que o cerca. ( ) O psicopedagogo irá fazer uma análise da situação do aluno para poder diagnosticar os problemas e suas causas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A Psicopedagogia se constitui como produção de um ramo científico e seu objeto de estudo; embora ainda gere discussões, nunca deixou de ter como foco os diferentes processos de aprendizagem e suas implicações no desenvolvimento e desempenho do “sujeito cognoscente”, isto é, do sujeito aprendente (SOBRINHO,2015). Sobre o objeto de estudo da psicopedagogia, analise as afirmativas a seguir.
I. Existem 2 enfoques principais acerca do objeto de estudo da psicopedagogia: o preventivo e o terapêutico. II. O objeto de estudo da Psicopedagogia, abarca o aprender e o ensinar, tendo como base as realidades internas e externas da aprendizagem. III. O objeto de estudo é o indivíduo que ‘não aprende’, ou seja, que apresenta algum tipo de déficit. IV. Engloba o processo de aprendizagem humana, levando em consideração os padrões evolutivos normais e patológicos e a influência do meio – escola, família, sociedade.
Estão incorreta as afirmativas:
Sendo uma ciência em construção, a Psicopedagogia se respalda em outras ciências entre elas a filosofia, fisioterapia, neurologia, psicolinguística e a psicanálise pois, contribuem para a compreensão do processo de aprendizagem humana (COSTA; PINTO; ANDRADE,2013). Contextualizando a Psicopedagogia, dentro de seu contexto histórico, assinale a alternativa incorreta.
O diagnóstico psicopedagógico é uma prática que requer o uso de procedimentos específicos, de acordo com a postura teórica adotada, com o aprendente, com sua história de vida e com as queixas ou os motivos de encaminhamento (NUTTI,2021). Acerca dos processos avaliativos e diagnósticos, analise as afirmativas a seguir.
I. O processo tem início quando a família e/ou os responsáveis fazem o primeiro contato ou a primeira consulta e é desenvolvido em algumas sessões (em torno de oito), tendo cada uma um objetivo diferente para a coleta de dados sobre a dificuldade de aprendizagem. II. O diagnóstico deve ser visto como uma “pesquisa-ação” que possibilita ao psicopedagogo levantar hipóteses provisórias que vão sendo confirmadas ou não ao longo do processo, restando, ao final, as hipóteses de trabalho que podem ser aplicadas para novos casos clínicos. III. Os instrumentos de avaliação fornecem os subsídios para a análise do passado, do presente e das expectativas futuras sobre o caso (prognóstico), sendo essencial a utilização dos instrumentos de forma a coletar o máximo de informações articuladas nos campos cognitivo, afetivo, social e pedagógico do indivíduo em avaliação.
Estão corretas as afirmativas: