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Além dos fatores sociais, políticos, culturais, educacionais pedagógicos, o insucesso da criança, muitas vezes pode estar associado a algum transtorno. Neste sentido, faça a associação dos transtornos listados de 1 a 4 aos seus respectivos conceitos, e depois assinale a alternativa correta:
1. Dislexia. 2. Discalculia. 3. Disgrafia. 4. Dislalia.
A. Distúrbio que acomete a fala e que dificulta articular palavras.
B. Transtorno que afeta leitura e linguagem.
C. Transtorno que afeta o aprendizado da escrita.
D. Transtorno que afeta a aprendizagem em matemática.
Quando um diagnóstico psicopedagógico envolve algum distúrbio, como transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o psicopedagogo pode:
I. Encaminhar o paciente para a psicoterapia.
II. Esclarecer que esses diagnósticos são multidisciplinares e envolvem outras especialidades.
III. Atuar como psiquiatra e realizar o quadro evolutivo do distúrbio.
IV. Realizar a devolução psicopedagógica e não recomendar nenhuma ação, pois esta cabe somente à família.

Estão corretas:
As estratégias de ação psicopedagógicas são os meios de ação adotados diante de uma hipótese diagnóstica com a qual o psicopedagogo vai trabalhar. Neste sentido, se o funcionamento do organismo da pessoa está sendo o mais afetado, o psicopedagogo pode usar como uma das estratégias de ação:
O psicopedagogo institucional não desenvolve apenas habilidades cognitivas e sociais, mas também um trabalho voltado para as emoções. Por isso, o profissional da psicopedagogia institucional:
Analise as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:

I. O trabalho do psicopedagogo no âmbito institucional pode ter um caráter preventivo. Este caráter preventivo tem como finalidade detectar possíveis perturbações no processo de ensino-aprendizagem, reconstruir processos, definir papéis, valorizar novos conhecimentos, novas formas de aprender e de avaliar pessoas.

ASSIM,

II. O profissional da psicopedagogia além de se preocupar com o espaço físico e psíquico da instituição, que é seu objeto de estudo, engloba também os processos didáticos, metodológicos, a dinâmica da instituição, e suas interferências nos processos de aprendizagem.