Filtrar


Questões por página:
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
Para Vygotsky, em sua perspectiva histórico-cultural, os processos psicológicos superiores estruturam-se, primeiramente, no plano interno ao indivíduo para só posteriormente se externalizarem, no seio de suas relações sociais.
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
De acordo com Vygotsky, a imitação da criança pré-escolar e a brincadeira com outras crianças constituem zonas de desenvolvimento proximal (ZDP), porque permitem o contato entre crianças com níveis de desenvolvimento diferentes.
Quanto às teorias da psicologia do desenvolvimento humano, notadamente quanto a Piaget, Vygotsky e Wallon e suas respectivas implicações educacionais, julgue o item.
Uma das contribuições da psicanálise para a educação é o conceito da fala interior, desenvolvido por Freud. De acordo com esse conceito, os seres humanos aprendem a regular seu comportamento e a enfrentar desafios cognitivos, por meio da repetição silenciosa de informações. Assim, as crianças começam a usar a linguagem para organizar o pensamento.
Sobre as seguintes teorias do desenvolvimento, é INCORRETO afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
Sullivan delineou seis estágios no desenvolvimento da personalidade antes do estágio final da maturidade. Esses seis estágios são típicos de culturas europeias ocidentais e podem ser diferentes em outras sociedades; assinale-os.
Visualizar Questão Comentada