Filtrar


Questões por página:
Aprendizagem e desenvolvimento são conceitos relacionados, porém, distintos, e são várias as teorias da Psicologia que buscam definir esses termos e elucidar essa relação. A respeito desses conceitos, analise as afirmativas.


I. Para Vigotski, o aprendizado depende da relação com outros seres humanos e com o meio, e quando é efetivo, promove o desenvolvimento das funções mentais superiores.
II. Para Piaget, o desenvolvimento é a base da aprendizagem, haja vista que são necessários determinados níveis de maturidade para que certos aprendizados sejam possíveis.
III. De acordo com a Teoria Psicogenética de Wallon, o desenvolvimento se faz a partir da interação entre os fatores genéticos e o meio ambiente da pessoa, e os afetos são a base tanto do desenvolvimento quanto da aprendizagem.


Está correto o que se afirma em
A partir das contribuições de Jean Piaget para a compreensão do desenvolvimento cognitivo da criança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O desenvolvimento cognitivo compreende quatro períodos: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
( ) A epistemologia estruturalista perpassa a concepção piagetiana de desenvolvimento cognitivo.
( ) A maturação, a experiência física, as transmissões culturais e o fator de equilibração ou autorregulação desempenham papéis fundamentais no processo de desenvolvimento.
( ) A adaptação da criança ao mundo em que ela vive ocorre a partir do processo de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação.


Assinale a sequência correta.
Assinale a alternativa que apresenta o nome do autor que considera o desenvolvimento infantil não um processo estereotipado de crescimento e meramente evolutivo, mas um processo dialético e histórico, que compreende saltos qualitativos, involuções e rupturas.
No que se refere às ideias de Piaget sobre o desenvolvimento infantil, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A inteligência e a afetividade são complementares irredutíveis e indissociáveis.
II – A assimilação e a acomodação são processos autônomos e sem conexão entre si.
III – A inteligência e a afetividade não são complementares irredutíveis e indissociáveis.
Ao analisar a relação entre mãe e bebê, Spitz estabelece critérios diagnósticos para a patologia dessa relação. No que se refere ao tema, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – O eczema infantil tem sua origem numa relação insuficiente entre mãe e bebê.
II – O hospitalismo é uma patologia em que o fator quantitativo é o principal responsável em sua etiologia.
III – As relações entre mãe e filho podem ser divididas em duas categorias: incompletas e insuficientes.
IV – Nas doenças de carência afetiva, a personalidade materna atua como agente provocador da doença.