Filtrar


Questões por página:

De acordo com a teoria de Jean Piaget, há algumas noções básicas para a criança construir o conceito de número. A reversibilidade é uma dessas noções e refere-se à habilidade mental de realizar ações opostas simultaneamente, isto é, separar o todo das partes e reuni-las novamente no todo. Assim, a criança compreende que uma ação inversa anula a transformação observada.


Assinale a opção que indica o estágio de desenvolvimento cognitivo em que se inicia a noção de reversibilidade no pensamento infantil.

Brincar é um ingrediente central na aprendizagem, pois permite que as crianças imitem os comportamentos dos adultos, pratiquem habilidades motoras, processem eventos emocionais, e aprendam sobre o mundo em que vivem. Brincar não é uma coisa frívola. Pesquisas recentes confirmam o que Piaget sempre soube: “brincar é o trabalho da infância.”


HIRSH-PASEK, Kathy, GOLINKOFF Roberta M. Por que brincar = Aprender. University of Delaware,2008.


https://movimentopelabase.org.br/wpcontent/uploads/2021/10/brincar.pdf



Tendo em vista o brincar, como eixo estruturador da Proposições Curriculares para Educação Infantil do Município de Belo Horizonte, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) O brincar é um instrumento de aprendizagem e deve ser tratado como uma metodologia de ensino, pois, brincando, as crianças aprendem.


( ) A capacidade de inventar e imaginar é um atributo inerente à infância, portanto, as crianças necessitam brincar a fim de se expressarem de diversas formas.


( ) Os jogos pedagógicos não estão inseridos na categoria do brincar, uma vez que, visam ao alcance de um resultado previamente definido, não possibilitando a liberdade e a imprevisibilidade do brincar.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Considerando a teoria sobre o desenvolvimento da criança segundo Piaget, assinale a afirmativa correta.
Conforme a teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, são conceitos que descrevem como as crianças constroem e reorganizam suas estruturas mentais ao longo do tempo, considerando a interação entre o sujeito e o ambiente:

I. Zona de Desenvolvimento Proximal, que descreve a distância entre o que a criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda.
II. Conflitos Cognitivos, que surgem quando a criança confronta novas informações que desafiam seus esquemas preexistentes.
III. Esquemas, que representam as estruturas mentais que as crianças utilizam para organizar e interpretar informações.
IV. Interação Intersubjetiva, que descreve a troca de significados entre indivíduos no processo de aprendizagem.
V. Equilíbrio Dinâmico, que envolve a constante reorganização dos processos mentais em busca de estabilidade cognitiva.

Quais estão corretos?
Nos estudos sobre o desenvolvimento da inteligência Jean Piaget contribuiu com a compreensão da importância das trocas intelectuais apresentado por meio dos estágios do desenvolvimento cognitivo. Estes estudos mostram as diferenças qualitativas das operações mentais em cada estágio e a forma como o indivíduo apresenta o grau de consciência das regras da correspondência mútua. No estágio operatório (idade a partir dos 12 anos) o equilíbrio do processo de aceitar as contribuições dos outros preservando a própria autonomia configura na personalidade. Assinale a alternativa incorreta sobre personalidade na perpectiva de Piaget (1973, p.245). (Piaget, J. Éudes Sociologiques. Genebra – Paris, Droz – Em português Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro, Forense,1973).