Questões de Concurso
Filtrar
84 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 17
Questões por página:
Julgue o item que se segue.
Piaget enfatizou que a inteligência é um mecanismo de adaptação do organismo a situações novas, implicando a construção contínua de novas estruturas mentais. Esse processo de adaptação envolve a interação ativa do indivíduo com o ambiente, promovendo uma constante reestruturação cognitiva.
Julgue o item que se segue.
Piaget argumentou que o desenvolvimento cognitivo da criança não começa até a adolescência e que na infância a criança com seu conhecimento inato (por exemplo, o ato da sucção do leite materno) é capaz de sobreviver e se desenvolver até a adolescência, período em que o cérebro terá atingido a maturidade neural.
Com relação ao desenvolvimento da linguagem e da cognição, julgue o item que se segue.
Piaget define como egocentrismo intelectual o comportamento da criança de acreditar que apenas ela domina determinado assunto.
A única interpretação psicológica que pode ser dada é a genética, ligada à anatomia do desenvolvimento, quer no campo da inteligência, das operações lógicas, das noções de número, de espaço e de tempo, quer no campo da percepção, das “constâncias” perceptivas, das ilusões geométricas.
Fonte: PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária,2011.
Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a interpretação do autor sobre a formação do pensamento lógico da criança.
I- O desenvolvimento psíquico, que começa quando nascemos e termina na idade adulta, é comparável ao crescimento orgânico: como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio. II- Um corpo está em evolução até atingir um nível relativamente estável – caracterizado pela conclusão do crescimento e pela maturidade dos órgãos –, também a vida mental pode ser concebida como evoluindo na direção de uma forma de equilíbrio final, representada pelo espírito adulto. III- O desenvolvimento é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. Assim, do ponto de vista da inteligência, é fácil se opor à instabilidade e incoerência relativa às ideias infantis e à sistematização de raciocínio do adulto. No campo da vida afetiva, notou-se, muitas vezes, por que o equilíbrio dos sentimentos diminui com a idade.
É CORRETO o que se afirma apenas em: