Filtrar


Questões por página:
Rebeca,7 anos, contou para uma colega da escola que seu tio frequentemente a chamava para “brincar de médico” e passava a mão em suas partes íntimas. A colega contou para a professora e Rebeca repetiu seu relato para a professora, para a pedagoga da escola, para o conselheiro tutelar, para a psicóloga do Conselho Tutelar e para o policial na Delegacia. Essa situação constitui
Visualizar Questão Comentada
Sobre vitimização primária e secundária, assinale a alternativa correta.
Sobre as questões relativas a vitimologia e sua relação com o Direito Penal, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Vítima: é a pessoa física, jurídica ou ente despersonalizado, que sofre danos concretos ou abstratos por violações de normas penais.
( ) Vitimologia é uma ciência “independente” que tem por objeto o estudo da vítima. trata-se de ramo da ciência com autonomia e que estuda todo o processo de vitimização, ou seja, a relação entre vítima, crime, criminoso e controles sociais.
( ) Vitimização é o objeto de estudo da vitimologia, alguns autores chama de “processo vitimizatório”. a vitimização pode ser compreendida como ação ou efeito de ser vítima de uma conduta praticada por um terceiro, por si mesmo, ou ainda por um fato natural. sua ênfase de estudo é a relação entre vítima e controle social.
( ) Vitimodogmática – é o ramo da vitimologia que estuda participação da vítima no crime.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Andreoli et al (2013) afirmam a respeito da conduta e do encaminhamento de pacientes: “Em uma equipe multiprofissional é sempre importante que haja a discussão do caso e conhecimento de todos, sobre a necessidade da notificação.” (p.150). Assinale a alternativa correta, levando em consideração a notificação em casos de violência.
A temática da violência intrafamiliar é recorrente em nosso dia-a-dia. Crianças e adolescentes são diariamente submetidos, em suas próprias casas, a situações de violência, o que refletirá em prejuízos no seu desenvolvimento. Entende-se como fatores de risco ao desenvolvimento infantil todas as modalidades de violência doméstica, a saber a violência física, a violência psicológica e: