Filtrar


Questões por página:
É indiscutível a importância das reflexões elaboradas por Karl Marx (1818-1883), em sua vasta obra, para as ciências sociais, tanto nos aspectos históricos, filosóficos e analíticos à crítica a sociedade capitalista. A respeito do capítulo XXIV de O Capital, intitulado “A assim Chamada Acumulação Primitiva” assinale a alternativa correta:
A temática do suicídio a que o sociólogo Émile Durkheim dedicou-se a estudar no fim do século XIX continua nos dias correntes uma questão quase que interdita no Brasil. Com base nesta obra é correto afirmar que:
Émile Durkheim, o fundador da escola francesa de sociologia, muito contribuiu para o avanço da Sociologia enquanto campo do conhecimento científico. A respeito das concepções deste autor, assinale a alternativa incorreta:

Leia o texto abaixo.

Imagine-se o leitor sozinho, rodeado apenas de seu equipamento, numa praia tropical, próxima a uma aldeia nativa, vendo a lancha ou o barco que o trouxe afastar-se no mar até desaparecer de vista. Tendo encontrado um lugar para morar no alojamento de algum homem branco - negociante ou missionário - você nada tem para fazer a não ser iniciar imediatamente seu trabalho etnográfico.

MALINOWSKI, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífico Ocidental. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural,1978. p.19.


Para elaborar um estudo etnográfico, as Ciências Sociais lançam mão de diversos instrumentos e métodos de pesquisa. O instrumento, utilizado por Malinowski, calcado na “observação participante”, denomina-se


O materialismo histórico e dialético, sistematizado por Karl Marx, constitui uma das vertentes mais profícuas no âmbito das teorias sociológicas. Suas três fontes constitutivas foram: