Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas correlatas.


I. “O golpe de 1964 foi civil-militar e articulou os diversos segmentos da burguesia em torno da liderança do grande capital nacional e estrangeiro contra a ofensiva do movimento de massas, dirigida principalmente pelo trabalhismo, formado pelos trabalhadores urbanos, rurais, estudantes e soldados e militares de baixa patente, que buscava construir um capitalismo de Estado com forte dimensão popular, democrática e nacional.”


PORQUE


II. “Havia evidências de intensas articulações entre o empresariado nacional e estrangeiro, o governo dos Estados Unidos e os militares de alta patente para construir uma oligarquia que partilhasse cargos e espaços nos conselhos empresariais, em instituições estatais e em organismos ideológicos.”


Assinale a alternativa correta.

Do surgimento das primeiras manifestações estudantis, a nível de movimento social, na história do Brasil, até os dias atuais, passando pelo Regime Militar, o movimento estudantil tem deixado suas marcas.
Acerca desse assunto,
analise as afirmativas a seguir.

I.
A UNE foi a primeira entidade estudantil do Brasil, criada em pleno Regime Militar.
II.Numa das participações mais contundentes, os estudantes estiveram presentes na “Passeata dos Cem Mil” contra o Regime Militar.
III.Na Campanha “Diretas Já”, a participação dos estudantes foi irrisória, pois a UNE tinha sido cassada pelo governo da “Linha Dura”.
IV.
O movimento “Caras Pintadas” foi marcado por uma presença muito forte dos estudantes, bem como de outros setores da sociedade civil.

Estão corretas apenas as afirmativas
Qual principal objetivo do Ato Institucional n.º 2 (27 de outubro de 1965) com o Ato Complementar nº 4, instituído durante o Regime Civil-Militar Brasileiro?
Julgue o excerto abaixo.
Figueiredo assumiu a presidência em um momento político de extrema ebulição: a economia brasileira ia de mal a pior, afetada, sobretudo, pela segunda crise do petróleo que assolou o mundo em 1979; a inflação batia recordes, chegando a faixa de 110% ao ano; os operários do ABC paulista realizavam uma grande greve e tornavam-se o centro de referência para os movimentos de oposição à Ditadura Militar. Ademais, beneficiados pela lei de anistia, vários líderes e militantes de oposição voltaram do exílio.
No dia 24 de outubro de 1975, Vladmir Herzog, então diretor de jornalismo da TV Cultura, compareceu a sede do DOI-Codi, em São Paulo. No dia seguinte, foi morto aos 38 anos. Segundo a versão oficial da época, ele teria se enforcado com um cinto. Porém, de acordo com os testemunhos de jornalistas presos na mesma época, Vladimir foi assassinado sob forte tortura.
DOI-Codi significa: