Filtrar


Questões por página:
A Constituição federal, aprovada pela assembleia constituinte, em 24 de fevereiro de 1891, cumpriu a promessa de descentralizar, uma das palavras de ordem do manifesto republicano de 1870 – “Centralização, desmembramento; descentralização, unidade”. (Joseph L. Love. A República brasileira: federalismo e regionalismo (1889-1937). Em: Carlos Guilherme Mota (org.). A experiência brasileira. A grande transação)
A Carta de 1891 permitia aos estados
“Salve o navegante negro, que tem por monumento as pedras pisadas no cais”. Assim diz o trecho da canção Mestre-sala dos mares, de João Bosco e Aldir Blanc, que evoca à memória um dos movimentos populares encetados pelos marinheiros contra os maus-tratos a que eram submetidos pela Marinha e que passou à História como Revolta da Chibata, ocorrida em 1910. (Ricardo Oriá, Memória e ensino de História. Em: Circe Bittencourt (org.). O saber histórico na sala de aula)
A partir do excerto, é correto afirmar que
No final do século XIX, a monarquia caíra no Brasil e, em seu lugar, foi implantada a República. Considerando que o país mudava a forma de governo sem revolucionar a sociedade, analise as alternativas a seguir.
I. Instituição do federalismo. II. Regime do padroado. III. Criação de novos símbolos nacionais. IV. Lei de restrição a naturalização.
São consideradas providências tomadas pelo governo provisório o que se afirma apenas em
Acerca do período conhecido como República Nova, é correto afirmar:
A chamada política do ‘café-com-leite’, existente na República Velha, pode ser caracterizada como a: