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Leia atentamente o trecho a seguir: “Nosso período regular de trabalho ia das cinco da manhã até as nove ou dez da noite. No sábado, até as onze, às vezes meia-noite, e então éramos mandados para a limpeza das máquinas no domingo. Não havia tempo disponível para o café da manhã e não se podia sentar para o jantar ou qualquer tempo disponível para o chá da tarde. Nós íamos para o moinho às cinco da manhã e trabalhávamos até as oito ou nove horas quando vinha o nosso café, que consistia de focos de aveia com água, acompanhado de cebolas e bolo de aveia tudo amontoado em duas vasilhas. Acompanhando o bolo de aveia vinha o leite. Bebíamos e comíamos com as mãos e depois voltávamos para o trabalho sem que pudéssemos nem ao menos nos sentar para a refeição.” (Entrevista de John Birley ao Jornal Ashton Chronicle em maio de 1849).
O relato compõe um acervo de testemunhos históricos de trabalhadores ingleses sobre as condições de trabalho a que eram forçados durante o século XIX. Considerando o relato e seu conhecimento sobre o tema analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta: I. A importância deste tipo de memória ser veiculada, de relativo fácil acesso, permite que a sociedade atual tenha como referência um dos primeiros momentos da vida do operariado industrial possibilitando reconhecer as batalhas vencidas por eles em busca da melhoria da vida do trabalhador como um processo em andamento. II. Garantir voz ativa às classes da sociedade com menor acesso a cultura letrada, através de centros culturais e de memórias voltado à essas “minorias”, permite o reconhecimento e desenvolvimento da sociedade como um todo, possibilitando maior igualitarismo. III. O uso desse tipo de documentação é muito proveitoso para o ensino de História no ensino superior dos níveis de graduação e pós-graduação. Contudo, nas escolas de Educação Básica esse tipo de conteúdo se mostra muito avançado para a compreensão dos alunos.
Assinale a alternativa correta:

As exportações de algodão aumentaram de maneira vertiginosa de 1790 a 1860. Em 1820, os Estados Unidos já haviam se convertido no maior produtor mundial de algodão e uns dez estados e territórios dependiam em grande medida do sistema de plantações.

(Philip Jenkis. Breve história dos Estados Unidos,2017. Adaptado)


O aumento da produção de algodão nos Estados Unidos foi condicionado por alguns fatores, entre os quais

Estou tentando resgatar o pobre tecelão de malhas, o meeiro luddita, o tecelão do “obsoleto” tear manual, o artesão “utópico” e mesmo o iludido seguidor de Joanna Southcott, dos imensos ares superiores de condescendência da posteridade. Seus ofícios e tradições podiam estar desaparecendo. Sua hostilidade frente ao novo industrialismo podia ser retrógrada. Seus ideais comunitários podiam ser fantasiosos. Suas conspirações insurrecionais podiam ser temerárias. Mas eles viveram nesses tempos de aguda perturbação social, e nós não. Suas aspirações eram válidas nos termos de sua própria experiência.

 

 

(E. P. Thompson. A formação da classe operária inglesa. V.1(4. ed.). São Paulo: Companhia das Letras,2004, p.13.)

 

 

Com base no trecho acima, assinale a alternativa correta.

“Se você observar a Inglaterra no século XVI, verá que é uma potência de segunda classe (...). Mas já no começo do século XVIII a Inglaterra é a maior potência do mundo. Logo, alguma coisa aconteceu no meio disso. E eu creio que o que houve no meio foi a Guerra Civil e a Revolução, que tiveram efeitos fundamentais”. (HILL, Christopher.

O caráter da Revolução Inglesa. Folha de São Paulo.10 ago.1988, p. E-14).


Segundo Christopher Hill, a Revolução Inglesa teve efeitos fundamentais sobre o desenvolvimento político-econômico inglês. Sobre as Revoluções Inglesas do século XVII, podemos afirmar CORRETAMENTE:

Durante o processo econômico e social chamado de Revolução Industrial, iniciado na Inglaterra durante a segunda metade do século XVIII, um movimento foi marcante: o ludismo. Esse movimento é corretamente descrito como um(a)