Filtrar


Questões por página:
A preservação da qualidade e da segurança de alimentos minimamente processados, como frutas e hortaliças, durante o armazenamento e a distribuição, exige a aplicação de estratégias de conservação que atuem sinergicamente para inibir a deterioração e os riscos microbiológicos, mantendo as características intrínsecas dos produtos. Considerando as tecnologias de conservação disponíveis e a legislação sanitária brasileira pertinente, a abordagem com a estratégia mais eficaz e inovadora para prolongar a vida útil desses alimentos, preservar seus atributos sensoriais e nutricionais, e garantir a segurança microbiológica em um sistema de distribuição refrigerado, é:
Analise as afirmativas abaixo em relação às técnicas de preparo e conservação dos alimentos.

1. Alimentos prontos para consumo podem permanecer em temperatura ambiente por até 6 horas sem risco à segurança alimentar.
2. O descongelamento de alimentos à temperatura ambiente, desde que o processo não ultrapasse 2 horas, não oferece risco biológico.
3. A gelatinização do amido resulta da adição de água sob ação do calor com agitação, que leva ao entumecimento dos grânulos ao incorporar água. Isso facilita o acesso das amilases digestivas e favorece a digestibilidade do amido.
4. A desnaturação das proteínas resulta em maior tempo de conservação do produto.
5. A cocção a seco – como acontece nos alimentos assados no forno ou na airfryer - é a principal causa de perda de minerais por lixiviação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Visualizar Questão Comentada
É um teste descritivo utilizado na análise sensorial de alimentos:
É uma característica dos testes afetivos na análise sensorial:
Um dos procedimentos físicos de que dispõe a Tecnologia de Alimentos para aumentar a vida de prateleira dos alimentos é a destruição de microrganismos pela ação letal do calor.
A coluna da esquerda apresenta tratamentos térmicos utilizados na conservação de alimentos e a da direita, suas características. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1. Pasteurização
2. Branqueamento
3. Termização
4. Esterilização

( ) Menos intenso, não suficiente para destruir todos os microrganismos patogênicos não esporulados.
( ) Alimento é aquecido a uma temperatura alta o suficiente por um tempo adequadamente longo para destruir a atividade microbiana e enzimática.
( ) Relativamente brando, no qual o alimento é aquecido a temperaturas menores que 100 ºC.
( ) Reduz o número de microrganismos contaminantes na superfície cortada e atua na inativação de enzimas em algumas frutas e hortaliças.


Marque a sequência correta.