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A cultura digital tem promovido mudanças sociais significativas nas sociedades contemporâneas. Pela maior disponibilidade de computadores, telefones celulares, tablets e afins, os estudantes estão dinamicamente inseridos nessa cultura, não somente como consumidores, mas também engajados como protagonistas. Assim, é importante que a escola preserve seu compromisso de estimular a reflexão e a análise aprofundada, e contribua para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais. Entretanto, também é imprescindível que a escola:
É o uso adequado do ambiente virtual, ou seja, a utilização apropriada dos recursos tecnológicos em ambientes como a internet. A cidadania digital oferece critérios para que o uso das novas tecnologias ocorra com consciência, responsabilidade, ética e segurança. O conceito acima se refere à(ao):
Considerando o emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto das aulas de Língua Portuguesa, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação aos eixos estruturantes que a Política Nacional de Educação Digital (PNED) apresenta em seu art.1º, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A educação digital escolar tem como objetivo garantir a inserção da educação digital nos ambientes escolares.
( ) A capacitação e a especialização digital objetivam capacitar os professores, desenvolvendo competências digitais para a plena implementação da educação digital.
( ) A pesquisa e o desenvolvimento em tecnologias da informação inclusivas têm como objetivo desenvolver e promover tecnologias acessíveis e inclusivas.
( ) A inclusão digital deverá ser desenvolvida dentro dos limites orçamentários e no âmbito de competência de cada órgão governamental envolvido.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Objetivos de Ensino, Conteúdos, Métodos e Técnicas, Recursos de Ensino e Avaliação
Em Queimadas, PB, uma escola pública decidiu revisar seus métodos de avaliação após constatar que muitos alunos estavam apresentando dificuldades em alcançar os objetivos de aprendizagem estabelecidos. Durante essa revisão, surgiram debates sobre a relação entre os objetivos de ensino, os métodos utilizados e os recursos disponíveis. Com base nesse contexto, analise as assertivas abaixo:

1. Os objetivos de ensino devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais (SMART), para que possam orientar eficazmente o planejamento pedagógico.

2. A escolha dos conteúdos a serem ensinados deve estar alinhada aos objetivos de ensino e considerar a realidade sociocultural dos alunos, para que o conhecimento seja significativo.

3. A utilização de métodos expositivos é a mais indicada para as disciplinas das áreas de ciências naturais e matemática, pois garante que os conteúdos sejam transmitidos de forma clara e objetiva.

4. A avaliação formativa, realizada de maneira contínua, permite identificar as dificuldades dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem e ajustar as estratégias pedagógicas conforme necessário.

5. A escolha dos recursos de ensino deve ser pautada pela disponibilidade de tecnologia e materiais na escola, sendo preferível utilizar os recursos que já fazem parte da rotina dos alunos.

Alternativas: