Questões de Concurso
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WING (2006), em sua escrita sobre Computational Thinking, afirma que esse conceito representa uma atitude e um conjunto de habilidades universalmente aplicáveis a todos.
A autora defende em seu texto que:
Conforme afirma BRACKMANN (2017, p.50) muitos tópicos importantes da Computação podem ser ensinados sem o uso de computadores.
................................................ introduz conceitos de hardware e software que impulsionam as tecnologias cotidianas a pessoas não técnicas. Em vez de participar de uma aula expositiva, as atividades desplugadas ocorrem frequentemente através da aprendizagem cinestésica (ex.: movimentar-se, usar cartões, recortar, dobrar, colar, desenhar, pintar, resolver enigmas) e os estudantes trabalham entre si para aprender conceitos da Computação. Trabalhar com objetos tangíveis do mundo real é um princípio central do construcionismo de Papert (Papert e Harel,1991) (que se baseia no construtivismo). Assim, os princípios construtivistas sustentam as estratégias de usar abordagens mais cinestésicas e ativas no ensino da Computação em sala de aula.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
RIBEIRO (2003) destaca a importância de trazer a vida “real” para a sala de aula mostrando para os alunos, desde os primeiros dias de aula, um universo que eles devem dominar e precisam fazer parte. Sem isso, a escola estará contribuindo para mais uma forma de exclusão dos seus alunos.
Diante do exposto, sobre qual universo a autora está fazendo referências e o que ela considera que precisa ser utilizado como ferramenta para a aprendizagem?
Com relação às várias tecnologias aplicadas à educação, julgue o item seguinte.
A inserção de realidade aumentada (RA) em atividades educacionais propicia um ambiente de aprendizagem mais interativo e imersivo, alterando significativamente os resultados de aprendizagem quando comparada a métodos tradicionais.