Filtrar


Questões por página:
Durante uma atividade de Língua Portuguesa, a professora Juliana propôs a seus alunos que criassem narrativas digitais a partir do tema “Aventuras na natureza”. Ao assistir aos vídeos produzidos, ela notou que muitos estudantes abordaram espontaneamente questões sobre sustentabilidade, ainda que com explicações vagas e baseadas em experiências pessoais. Com base nisso, Juliana decidiu planejar intervenções pedagógicas para aprofundar o tema em sala. Se Juliana seguir as recomendações de Almeida e Valente (2012) sobre o uso das narrativas digitais, ela deve
A tecnologia se instalou em todos os setores de nossas vidas. Por isso, na era digital, as escolas também precisam adaptar-se, repensar a sua prática e melhorar o ensino. Por esse motivo, assinale a alternativa que NÃO corresponde às principais tendências da era digital e como elas contribuirão para o ensino.
Cidadania digital para alunos tem tudo a ver com ensiná-los a serem bons administradores do mundo digital. Provavelmente, a maior prioridade é ensiná-los a se proteger. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação aos principais conceitos para o ensino da cidadania digital.

( ) Acesso digital.
( ) Bem-estar digital.
( ) Etiqueta digital.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre um determinado modelo de ensino híbrido, analise as características abaixo:

O conteúdo é estudado em casa, e as atividades são realizadas em sala de aula.
O estudante deixa para trás a postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado.
O professor, em sala de aula, deixa o papel de expositor de informação e passa a mediar atividades envolventes e desafiadoras com o objetivo de direcionar e orientar o estudante na construção do seu próprio conhecimento.

As características acima definem qual metodologia de ensino híbrido?
As novas tecnologias da informação e da comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano, notadamente, no espaço escolar presencial e a distância. Segundo Levy (1999, p.126), a cultura de redes ou cibercultura sugere múltiplas formas de integração virtual. No entanto, para fins educativos, três possibilidades são basilares, são elas: