Questões de Concurso
Filtrar
349 Questões de concurso encontradas
Página 42 de 70
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
As tecnologias educacionais são ferramentas poderosas que podem ser empregadas para melhorar a qualidade da educação. Ao usar as tecnologias educacionais de forma eficaz, os professores podem avaliar o aprendizado dos alunos de forma mais eficaz e eficiente, proporcionando melhorias no aprendizado dos alunos e na qualidade da educação como um todo. Considerando a integração da avaliação com as tecnologias educacionais, trata-se de um recurso fundamental da avaliação formativa apoiada pela tecnologia:
A inserção das tecnologias de informação e comunicação não pode ser vista como ponto fundamental no processo de ensino e aprendizagem, mas como uma ferramenta de mediação que depende da formação docente na direção de transformar esse processo.
Internet: <brasilescola.com> (com adaptações).
No que se refere às tecnologias de informação e comunicação, assinale a opção correta.
Internet: <brasilescola.com> (com adaptações).
No que se refere às tecnologias de informação e comunicação, assinale a opção correta.
A cultura digital abrange os processos de transformação socioculturais que acontecem com o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC). Na educação, trabalhar nessa perspectiva permite coligar aos processos e às práticas educacionais novas formas de aprender e ensinar. A respeito de tecnologias educacionais, assinale a opção correta.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
Nos últimos anos a tecnologia atingiu os indivíduos como uma avalanche e envolve a todos. Sem dúvida, ela permite ampliar o conceito de aula, de espaço e de tempo, estabelecendo novas pontes entre o estar juntos fisicamente e virtualmente. No entanto, ela é importante, mas não resolve as questões da educação sozinha. Nesse contexto, torna-se importante compreender que ensino e educação são conceitos diferentes. Acerca das variáveis que envolvem o ensino de qualidade, segundo Moran, Masetto e Behrens (2000), considere as seguintes afirmações:
I- Uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo; tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas; e quando possível com infraestrutura adequada, atualizada, confortável.
II- Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente; bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais, e onde haja instâncias favoráveis a uma relação efetiva com os alunos que facilite conhecê-los, acompanhá-los, orientá-los.
III- Uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.
São CORRETAS as afirmações:
I- Uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo; tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas; e quando possível com infraestrutura adequada, atualizada, confortável.
II- Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente; bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais, e onde haja instâncias favoráveis a uma relação efetiva com os alunos que facilite conhecê-los, acompanhá-los, orientá-los.
III- Uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.
São CORRETAS as afirmações:
Uma temática importante quando falamos em todos os níveis da educação, é a utilização das tecnologias de informação e comunicação – TICs – como meio auxiliar do professor no processo de ensino e aprendizagem. Com base no uso das TICs como ferramenta para o ensino de física, julgue os itens a seguir.
I. As mídias tecnológicas, mesmo não apresentando a mesma função que a escola, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.
II. Um dos desafios da educação escolar é consolidar a escola como um espaço de compreensão e apropriação das linguagens provenientes das mutações tecnológicas que caracterizam o ensino contemporâneo. Nesse sentido, a escola assume a responsabilidade institucional de ser lugar exclusivo de legitimação do saber.
III. As crianças e adolescentes do século XXI, os denominados “nativos digitais”, por conviverem com tecnologias diversas, possuem facilidade para lidar com as TICs, por isso, não necessitam passar por capacitação em letramento digital.
Está correto somente o que se afirma em
I. As mídias tecnológicas, mesmo não apresentando a mesma função que a escola, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.
II. Um dos desafios da educação escolar é consolidar a escola como um espaço de compreensão e apropriação das linguagens provenientes das mutações tecnológicas que caracterizam o ensino contemporâneo. Nesse sentido, a escola assume a responsabilidade institucional de ser lugar exclusivo de legitimação do saber.
III. As crianças e adolescentes do século XXI, os denominados “nativos digitais”, por conviverem com tecnologias diversas, possuem facilidade para lidar com as TICs, por isso, não necessitam passar por capacitação em letramento digital.
Está correto somente o que se afirma em