Filtrar


Questões por página:
No ensino fundamental, o componente curricular Arte está centrado nas seguintes linguagens: as artes visuais, a dança, a música e o teatro. Entre as competências específicas desse componente curricular, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Desenvolver a autonomia, a crítica, a autoria e o trabalho coletivo e colaborativo nas artes.
( ) Desvincular as questões políticas e sociais das culturais por meio da reprodução de apresentações artísticas.
( ) Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
Crianças com algum tipo de transtorno enfrentam desafios significativos, mas a legislação brasileira tem avançado para garantir seus direitos e inclusão na sociedade. Os transtornos têm características e necessidades específicas que exigem atenção especial. Sobre essas características, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

O _______________________ é um Espectro de condições caracterizadas por dificuldades na comunicação e comportamento social. O _______________________ envolve um padrão contínuo de comportamento desafiador e desobediente.
Sobre o ensino da matemática na etapa da educação infantil, assinalar a alternativa CORRETA.
Uma proposta curricular que contempla a teoria da aprendizagem no centro preocupa-se com como algo a ser ensinado pode ser mais bem aprendido pelo sujeito. O foco está nas crianças e em como elas aprendem. Portanto, é papel do professor:

I. Disponibilizar instrumentos e contextos que apoiem as hipóteses, as relações e as descobertas das crianças.
II. Planejar, refletir, avaliar e documentar o processo de aprendizagem das crianças.
III. Organizar diferentes espaços e contextos, de modo a controlar o comportamento das crianças e regular o ritmo da turma.


Está CORRETO o que se afirma:
Refere-se a um movimento pedagógico do final do século XIX e início do XX, que transformou a educação tradicional, priorizando a criatividade, a individualidade e a participação ativa do aluno. Influenciadores como John Dewey, Maria Montessori e Anísio Teixeira marcaram essa proposta, hoje referência na pedagogia moderna, com foco na formação integral e na autonomia: