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Uma escola pública em região periférica vivencia episódios sistemáticos de violência entre estudantes, incluindo agressões físicas, cyberbullying e exclusão social de alunos com deficiência e LGBTQIA+. Durante reunião do conselho escolar, emergem três perspectivas: (1) implementação de câmeras e revista em mochilas; (2) criação de assembleias estudantis e círculos restaurativos; (3) parceria com a polícia militar para palestras sobre consequências legais da violência. Considerando a análise de Morais em Violência e Educação sobre a dialética entre violência institucional e violência simbólica, assinale a alternativa CORRETA.
Uma turma do Ensino Fundamental iniciou um projeto de trabalho sobre a diversidade cultural do bairro. Alunos trouxeram relatos familiares, músicas e fotografias. Alguns professores argumentaram que, embora o projeto seja rico, ele poderia prejudicar o cumprimento da matriz curricular formal. Outros defenderam que o projeto amplia a inclusão e favorece aprendizagens significativas. À luz da organização curricular por projetos e da educação inclusiva:
Uma rede municipal inicia um programa de formação continuada para docentes, propondo encontros reflexivos sobre dilemas éticos, diversidade cultural e uso pedagógico das tecnologias. Alguns gestores, contudo, defendem que seria mais eficiente oferecer apenas treinamentos técnicos rápidos sobre ferramentas digitais, sem priorizar debates mais amplos. Com base nas concepções sobre formação docente e ética profissional:
Leia o excerto abaixo:
Nos estudos sobre a psicogênese da língua escrita, Emilia Ferreiro demonstrou que a criança constrói hipóteses sobre a escrita antes mesmo da alfabetização formal. Esse processo evidencia que o erro é revelador das etapas de conhecimento e está ligado à formulação de ______________.
Preencha a lacuna acima e assinale a alternativa correta.
Ilma Passos Alencastro Veiga, em O Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível, apresenta uma reflexão crítica sobre a natureza, os fundamentos e os desafios que envolvem a elaboração e a efetivação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) no contexto escolar. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):

(__)Para a autora, o PPP não deve ser reduzido a um documento burocrático, elaborado apenas para atender a exigências legais ou administrativas. Pelo contrário, ele deve configurar-se como um instrumento de gestão democrática, orientador das práticas pedagógicas e administrativas, construído coletivamente pelos sujeitos que compõem a comunidade escolar.

(__)A elaboração coletiva, destacada por Veiga, é um elemento estruturante do PPP. A participação efetiva de professores, gestores, alunos, funcionários e famílias garante que o projeto represente a pluralidade de vozes da comunidade escolar. Para a autora, essa dimensão participativa é um princípio formal, para além da própria essência do caráter democrático do PPP, fortalecendo o sentimento de pertencimento e corresponsabilidade.

(__)Diante de políticas educacionais centralizadoras e de práticas que reforçam a padronização e o controle, o PPP pode ser compreendido como uma possibilidade de afirmação da identidade da escola, de valorização de sua especificidade cultural e social, e de defesa de uma educação comprometida com a transformação social.

A sequência CORRETA é: