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Álvaro Chrispino apresenta uma tipologia de conflitos escolares que auxilia o gestor a compreender a natureza dos confrontos e a pensar em estratégias de intervenção. A respeito dessa classificação, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)Os conflitos de relacionamento são aqueles que decorrem de emoções negativas, falhas de comunicação, estereótipos ou comportamentos repetitivos, não estando necessariamente ligados a uma disputa por recursos ou a divergências de valores.

(__)Os conflitos de interesses ocorrem quando há uma percepção de incompatibilidade na satisfação de necessidades ou desejos, podendo ser sobre questões substantivas (como recursos), processuais (sobre a forma de decidir) ou psicológicas (como percepção de respeito).

(__)Os conflitos estruturais são causados por fatores externos e alheios à organização escolar, como a desigualdade social, não tendo a escola qualquer possibilidade de intervir em suas causas ou manifestações.

(__)Os conflitos de valores surgem de sistemas de crenças percebidos como incompatíveis, sendo os mais difíceis de mediar, pois não se resolvem por meio de concessões, exigindo a busca por objetivos superiores que possam ser compartilhados pelas partes.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Na obra organizada por Julio Groppa Aquino, a indisciplina é analisada sob múltiplas perspectivas, superando a visão que a reduz a um problema meramente comportamental do aluno. Considerando a abordagem que situa a indisciplina como um sintoma da própria instituição escolar, qual alternativa apresenta uma análise coerente com essa perspectiva?
A organização do trabalho escolar está intrinsecamente ligada à concepção pedagógica que a orienta. Um diretor, ao analisar a estrutura e o funcionamento de sua escola, busca identificar a coerência entre a teoria assumida no Projeto Político-Pedagógico e as práticas cotidianas. Considerando as tendências pedagógicas analisadas por Libâneo, Oliveira e Toschi, qual das seguintes descrições caracteriza uma organização escolar fundamentada na pedagogia crítico-social dos conteúdos?
Um diretor escolar, ao apoiar o coordenador pedagógico, observa que as reuniões de HTPC se tornaram espaços de repasse de informes ou de queixas desconexas, perdendo seu potencial formativo. Com base nas reflexões sobre os dilemas da prática, qual ação do diretor é mais coerente com a transformação da HTPC em um espaço de reflexão coletiva e produção de saber pedagógico?
Fullan e Hargreaves defendem a importância da cultura de colaboração entre os professores para a melhoria da escola. No entanto, eles alertam para formas de colaboração que são ineficazes ou mesmo prejudiciais, como a "colaboração artificial". Analise as afirmativas a seguir, que descrevem esse conceito:

I.A colaboração artificial é caracterizada por práticas de trabalho conjunto que são formalmente impostas pela gestão, com tempo e tarefas rigidamente definidos, focando no cumprimento de exigências burocráticas em vez da melhoria genuína da prática pedagógica.

II.Representa uma forma de trabalho em que os professores se reúnem espontaneamente para discutir problemas pedagógicos complexos, engajando-se em um processo contínuo de investigação e reflexão conjunta sobre o ensino.

III.É um tipo de colaboração que, embora pareça promover o trabalho em equipe, na prática serve para controlar e padronizar o trabalho docente, limitando a criatividade e a autonomia profissional em favor de uma implementação uniforme de projetos externos.


Está correto o que se afirma em: