Questões de Concurso
Filtrar
4.538 Questões de concurso encontradas
Página 67 de 908
Questões por página:
Questões por página:
Um dos princípios orientadores da organização da educação nos estabelecimentos de ensino brasileiros é o da gestão democrática.
Assinale a opção que não está em conformidade com esse princípio.
Assinale a opção que não está em conformidade com esse princípio.
Sabemos que a aprendizagem é um processo de assimilação de conhecimentos escolares por meio da atividade própria dos alunos. Podemos dizer, agora, que essa atividade é o estudo dos conteúdos das matérias e dos modos de resolver as tarefas práticas que lhes correspondem. Os conteúdos representam o elemento determinante em torno do qual se realiza a atividade de estudo. A aprendizagem não resulta apenas de necessidades e interesses internos da criança, nem é um processo no qual as crianças escolhem o que querem fazer; é, antes, um processo no qual elas vão desenvolvendo e modificando suas forças físicas e mentais por influência de conhecimentos e atividades vindos de fora, da experiência humana acumulada pelas gerações ao longo da História.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017, p.143.
De acordo com o trecho supracitado, é correto afirmar que
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017, p.143.
De acordo com o trecho supracitado, é correto afirmar que
A gestão democrática da escola nas instituições de ensino público da educação básica torna-se viável, também, através da participação dos profissionais da educação na elaboração de seu projeto pedagógico.
Outro mecanismo viabilizador da gestão democrática é a
Outro mecanismo viabilizador da gestão democrática é a
O método expositivo é bastante utilizado em nossas escolas, apesar das críticas que lhe são feitas, principalmente por não levar em conta o princípio da atividade do aluno. Entretanto, se for superada esta limitação, é um importante meio de obter conhecimentos.
Além da exposição verbal, fazem parte do método expositivo de ensino procedimentos como,
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017, p.224.
Além da exposição verbal, fazem parte do método expositivo de ensino procedimentos como,
À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. (...) A escola atua, assim, no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, transmitindo, eficientemente, informações precisas, objetivas e rápidas.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.80 (adaptado).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as concepções acerca do papel da escola, assinale a opção que expressa corretamente a tendência educacional descrita acima.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.80 (adaptado).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as concepções acerca do papel da escola, assinale a opção que expressa corretamente a tendência educacional descrita acima.