Filtrar


Questões por página:
A Educação Física carrega consigo marcas de uma história excludente, baseando-se no rendimento e na performance motora como aspectos centrais, conforme problematizam as professoras Fonseca e Ramos (2017). Ao partir do entendimento de que a inclusão é um conceito amplo, uma perspectiva que não privilegia somente uma parte da população e não se limita à simples inserção de pessoas rotuladas como diferentes num ambiente do qual têm sido historicamente excluídas, as autoras advogam por uma Educação Física escolar inclusiva que consiste em:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, a educação de qualidade, como um direito fundamental, é, antes de tudo, relevante, pertinente e equitativa. À luz desse documento, a equidade tem como objetivo garantir desenvolvimento e aprendizagens equiparáveis, assegurando a todos a igualdade de direito à educação. Além disso, o documento acrescenta que a equidade supõe:
As questões sociais abordadas pelos PCNs, incorporadas como temas transversais, além da ética e da pluralidade cultural, são:

Sobre a Inclusão Escolar analise o contexto a seguir: Apresenta-se como uma atitude de crença na possibilidade de mudança das pessoas com deficiência e as ações resultantes dessa atitude são voltadas para a organização de serviços educacionais. O contexto corresponde a:

Analise os itens abaixo:


I) Inverter a ordem das letras. Por exemplo: rop ou pro, em vez de por.

II) Trocar letras, pois confunde ao ouvir ta e da, ou fa e va etc.

III) Nunca saber, com segurança, de que lado fica a parte redonda das letras d e b ou p e q.

IV) Não distinguir o n do u por não saber, ao certo, distinguir a parte de cima da de baixo.

V) Confundir o m e o n por serem parecidos etc. E ainda, algumas crianças apresentam escrita invertida, que é comumente chamada escrita ao espelho.


Os itens acima corresponde a características da seguinte dificuldade de aprendizagem: