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Durante o processo de reorganização do tempo pedagógico em uma escola municipal, a equipe diretiva propõe transformar as reuniões de planejamento em espaços de formação técnica voltados à aplicação de metodologias padronizadas. Parte dos professores apoia a proposta, argumentando que trará maior segurança didática. Outros docentes, no entanto, expressam receio de que essa uniformização reduza a potência criativa da prática docente. O Supervisor Pedagógico é convocado a mediar a elaboração de uma proposta de reestruturação dos encontros pedagógicos.
Considerando uma concepção crítica e emancipadora da supervisão, analise as assertivas a seguir:

I. O revezamento entre equipe gestora e professores na condução das reuniões assegura, por si só, a transformação desses encontros em espaços de formação crítica e emancipadora.
II. A utilização de roteiros operacionais e padronizados pode favorecer a gestão do tempo, mas tende a esvaziar o sentido formativo dos encontros e a autonomia pedagógica dos docentes.
III. A construção coletiva de novos formatos de planejamento, com foco na escuta e na problematização da prática, está alinhada à perspectiva da supervisão crítica.
IV. Oficinas conduzidas por especialistas externos podem contribuir com a atualização metodológica, mas, se desarticuladas do contexto escolar, correm o risco de promover a reprodução de modelos pouco significativos para os docentes.

Assinale a alternativa correta:

A respeito do art.13 da Lei 9.394/96, que trata das incumbências do Professor, assinale os itens abaixo:


I. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

II. Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

III. Zelar pela aprendizagem dos alunos.

IV. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.

V. Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.


Assinale a alternativa CORRETA:

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A respeito da Proposta Pedagógica, analise os itens abaixo e assinale a alternativa CORRETA:


I. A proposta pedagógica, construída coletivamente e concretizada num bom planejamento, é o ponto de partida para o sucesso da escola.

II. A Proposta Pedagógica é a identidade da escola: estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação na comunidade.

III. A Proposta Pedagógica formaliza um compromisso assumido por professores, funcionários, representantes de pais e alunos, líderes comunitários em torno do mesmo projeto educacional.

IV. A Proposta Pedagógica da Escola deve ser orientada, acompanhada e aprovada pelo Conselho Municipal de Educação.

V. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia financeira, administrativa e pedagógica.

VI. Também chamada de projeto pedagógico, projeto político-pedagógico ou projeto educativo, a proposta pedagógica pode ser comparada ao que o educador espanhol Manuel Álvarez chama de "uma pequena Constituição".

VII. Além da LDB, a proposta pedagógica deve considerar as orientações contidas nas diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional da Educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).


Estão CORRETAS as afirmativa:

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Sobre o Princípio da Interdisciplinaridade, assinale a alternativa INCORRETA:
Entre os gregos antigos, eschole podia significar um grupo de filósofos em torno de um mestre ou uma tendência filosófica a perdurar por algum tempo (JAPIASSÚ,2001). Romanos, indianos, chineses, bizantinos prosseguiram com a ideia de reunir pessoas em torno de alguém reconhecidamente qualificado para passar conhecimentos. Depois, em latim, schola vai evoluir de escola de filosofia para um sistema, um curso, uma lição (FARIA,1962). Na Europa do fim da Baixa Idade Média, ela se expande como a conhecemos hoje, enquanto espaço para a realização do processo de ensino-aprendizagem.
No Brasil, ela chega como lugar por excelência para transplantar a cultura intelectual europeia, inserindo-se no processo de colonização latino-americana (TEIXEIRA,1976), uma instituição social com dificuldades para se tornar democrática.
A escola democrática tem sido tema de estudos ao longo do tempo e seu entendimento passa pelo conceito de igualdade. Isto porque a escola, como uma arena conflituosa, oscila entre democratizar oportunidades e obedecer ao princípio de igualdade; preparar os educandos para a vida em sociedade num mundo interdependente e prepará-los para exercerem múltiplos papéis sociais; conservar a herança sociocultural e educar para a inovação; exercer o controle social e promover o desenvolvimento pessoal (GOMES, Candido Alberto 2005). O mencionado autor, GOMES, com base em perspectivas filosóficas e sociológicas e, tomando como referência inicial o relatório de Coleman et al. (1966), EXPLICA, marque a opção correta.
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