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A gestão escolar constitui uma área de atuação profissional na educação destinada a realizar o planejamento, a organização, a liderança, a orientação, a mediação, a coordenação, o monitoramento e a avaliação dos processos necessários à efetividade das ações educacionais orientadas para a promoção da aprendizagem e formação dos alunos. Assim sendo, a função da gestão escolar é:

De acordo com o art.24, inciso V da LDB, Lei nº 9394/96, “a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:


I. Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

II. Possibilidade de aceleração de estudos para alunos maiores de 18 anos.

III. Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.

IV. Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.

V. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.


Estão CORRETOS:

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Diante da situação de desmotivação dos alunos na pedagogia tradicional, o professor decidiu abordar diferentes tendências pedagógicas, como a pedagogia renovada, a pedagogia crítica e a pedagogia libertadora. Deste modo, é CORRETO dizer que foi abordado os seguintes teóricos da educação:
A organização do trabalho pedagógico na escola deve considerar concepções de aprendizagem que valorizem o papel ativo do estudante na construção do conhecimento. Nesse sentido, qual das alternativas expressa uma concepção compatível com essa perspectiva?
Em uma escola caracterizada por alta rotatividade de alunos e docentes, índices reduzidos de aprendizagem e descontinuidade entre os ciclos, o Supervisor Pedagógico é desafiado a atuar frente à fragmentação do trabalho pedagógico e à perda de identidade coletiva do projeto educacional. Após análise dos dados e escuta dos sujeitos escolares, surgem quatro propostas discutidas em reunião ampliada da equipe pedagógica.
Considerando uma concepção crítica da supervisão e o diagnóstico pedagógico como instrumento reflexivo e formativo, qual das propostas a seguir representa a intervenção mais coerente?