Questões de Concurso
Filtrar
5.749 Questões de concurso encontradas
Página 1026 de 1.150
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Serrana - SP
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Veiga (1996), o Projeto Político-Pedagógico (PPP) constitui-se em processo democrático de decisões e preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que supere conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias. Nesse sentido, ele procura
Concurso:
Prefeitura de Serrana - SP
Disciplina:
Pedagogia
A abordagem do Projeto Político-Pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, de acordo com a legislação vigente, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade e valorização do magistério. Veiga (1996) afirma que liberdade e autonomia fazem parte da ação pedagógica e cita Rios (1982), para quem a autonomia da escola é
Concurso:
Prefeitura de Serrana - SP
Disciplina:
Pedagogia
O gestor de uma escola pública reúne os professores, funcionários e pais de alunos para o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola. Prepara e apresenta dados coletados sobre resultados de rendimento dos alunos nos anos anteriores, estudos sobre o território onde a escola se localiza, diagnóstico sobre a comunidade da escola e propõe que o público presente se distribua em grupos menores, para analisarem os problemas, definirem as prioridades e estabelecerem metas e ações a curto, médio e longo prazos.
Considere a situação relatada frente ao que dispõe a Constituição Federal de 1988 e assinale a alternativa que corretamente a caracteriza.
Considere a situação relatada frente ao que dispõe a Constituição Federal de 1988 e assinale a alternativa que corretamente a caracteriza.
Concurso:
Prefeitura de Buritizal - SP
Disciplina:
Pedagogia
Leia o texto. “Temos afirmado que a concepção de disciplina escolar está intimamente associada à de pedagogia e à de escola e, portanto, ao papel histórico de cada um desses componentes. Ao concebermos a disciplina escolar como produção coletiva das instituições de ensino, admitimos que a pedagogia não pode ser entendida como uma atividade limitada a produzir métodos para melhor “transpor” conteúdos externos, simplificando da maneira mais adequada possível os saberes eruditos ou acadêmicos.” BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: Fundamentos e método.
A autora afirma no texto que
A autora afirma no texto que
Concurso:
Prefeitura de Buritizal - SP
Disciplina:
Pedagogia
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de História do Ensino Fundamental de 5ª a 9º anos (MEC,1998), as posturas teóricas-epistemológicas, do campo do conhecimento Histórico, contemplam preocupações com