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A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) tem como objetivo garantir e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência. Assinale a alternativa que expressa corretamente um direito assegurado por essa legislação.
A inclusão escolar busca garantir o direito de todos os estudantes ao acesso e permanência na escola, respeitando suas individualidades. Com base nesse princípio, assinale a alternativa que melhor representa um dos fundamentos da educação inclusiva.
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Sobre a atuação do Auxiliar de Atendimento Educacional Especializado (AEE), é correto afirmar que:
Analise as afirmativas a seguir acerca do tema Currículo e Didática e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Na década de 1990, os estudos sobre o tema apontavam na seguinte direção: o Currículo e a Didática se constituíram como campos distintos, contando, cada um, com uma identidade própria, todavia, com aspectos em comum. Historicamente, o objeto de estudo predominante do Currículo era compreendido como a seleção e a organização do conteúdo escolar e o da Didática o processo de ensino como um todo.

(__) A partir da segunda metade da década de 1980, o Currículo foi progressivamente marcado pela Teoria Curricular Crítica. Já a Didática passa, particularmente no Brasil, pela fundamentação no materialismo histórico dialético e na fenomenologia, com a contribuição da Sociologia da Sala de Aula, em ambos os casos.

(__) Libâneo (2002), conhecido estudioso brasileiro do campo da Educação, no início dos anos 2000, defendia que apesar de Currículo e Didática terem objetos de estudo coincidentes, havia uma incompatibilidade de "conjunção teórica", devido às suas tradições culturais e teóricas e aos seus percursos epistemológicos. Segundo o autor, os objetos de estudo do Currículo e da Didática são fenômenos concretos do ensino e da aprendizagem, envolvendo decisões práticas, nos âmbitos da escola e da sala de aula.

(__) Estudos bastante contemporâneos, como o de Pacheco (2011), apontam em uma direção que em muito norteia as discussões hoje mais presentes no campo da educação brasileira, entendendo que o currículo engloba os parâmetros institucionais de decisão e justificação do projeto educativo (político-pedagógico), enquanto a didática geral envolve a planificação, realização e avaliação do processo ensino/aprendizagem.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Não há como refletir sobre a educação escolar sem que se reflita também sobre teorias de aprendizagem e desenvolvimento que, em diferentes momentos, inclusive na contemporaneidade, basearam e baseiam currículos, abordagens e metodologias de ensino. Isso posto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona as teorias de aprendizagem com suas descrições:

Primeira coluna: Teorias de aprendizagem
(1) Inatismo. (2) Ambientalismo. (3) Interacionismo.
Segunda coluna: Descrição
(__)Baseia-se na percepção de que as características individuais são determinadas por fatores externos ao indivíduo, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento que são internalizados pouco a pouco pelo estudante, a partir de rotinas de treinamento e reforço.

(__)Compreende que o homem é transformado pelo meio em que está inserido na mesma medida em que também o transforma, sendo constituído ao longo de um processo histórico e cultural.

(__)Entende que as aptidões são próprias de cada indivíduo, fruto de questões biológicas e individuais.



Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: