Questões de Concurso
Filtrar
5.749 Questões de concurso encontradas
Página 1047 de 1.150
Questões por página:
Leia o texto abaixo.
Há várias formas de se conceber o fenômeno educativo. Por sua própria natureza, não é uma realidade acabada que se dá a conhecer de forma única e precisa em seus múltiplos aspectos. É um fenômeno humano, histórico e multidimensional. Nele, estão presentes tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e cultural. Não se trata de mera justaposição das referidas dimensões, mas, sim, da aceitação de suas múltiplas implicações e relações.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U.,1992.
Diante do exposto, conforme Mizukami (1992), o fenômeno educativo pode ser concebido de várias formas. Uma mesma situação pode ser tratada de forma diferente conforme a abordagem. Em relação às abordagens tradicional e comportamentalista, respectivamente, é correto afirmar que
Leia o texto abaixo.
Nas organizações educativas, a liderança tem vindo a assumir um papel de crescente relevo e a ser apontada como uma das chaves para a mudança dos sistemas educativos e das organizações escolares no sentido de as tornar mais eficazes e de aumentar os seus níveis de qualidade.
TRIGO, João Ribeiro et COSTA, Jorge Adelino, p.562,2008.
Quanto ao potencial da Direção por Valores, no que concerne à aplicação para a organização escolar, é correto afirmar que