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Em uma pesquisa sobre o trabalho com os temas transversais no ensino de português, Torres e Nogueira (2015) colhem alguns depoimentos de professores para fazerem suas análises.


Dois desses relatos são reproduzidos a seguir:



Como o tema mais trabalhado é “o meio ambiente”, geralmente, avalio em debates ou seminários. Porque é melhor para avaliar como os alunos “internalizam” o tema, as opiniões apresentadas, e se foram capazes de formular suas próprias opiniões.



Eu avalio de forma positiva quanto a formação do educando, pois leva a refletir sobre o conteúdo aplicado. Os instrumentos avaliativos utilizados são por meio de seminários, debates e conversa dialogada.


Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/ Acesso em: 20 jan.24.



Compreendendo esses relatos, pode-se afirmar que a preferência dos dois professores é trabalhar os temas transversais por meio de práticas de
Na era das tecnologias digitais da informação e da comunicação, novas preocupações surgem para o trabalho do professor de português com as práticas de leitura.


Um conteúdo de leitura que ganha grande relevância nesse cenário contemporâneo, na aula de língua portuguesa, é o/a
Na obra Portos de passagem (2017[1991], p.85), João Wanderley Geraldi explica que “A história da educação, como toda a história, recupera avanços e recuos, perceptíveis como tais somente ao olhar contemporâneo”. A partir, então, de uma visão contemporânea das práticas de linguagem, que proposta de ensino possibilitou à disciplina Língua Portuguesa um trabalho mais específico com a leitura e escrita de textos em linguagem digital?
Na internet, encontramos diversos conteúdos que auxiliam os professores de português a prepararem suas aulas. Observe, a seguir, um desses materiais, voltado para o ensino da produção escrita.



Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/53198839341264027/ Acesso em: 20 jan.24.



A partir das orientações para o ensino de língua portuguesa que defendem uma visão sociointeracional das práticas de linguagem, o que se pode afirmar a respeito de uma aula que utiliza essa “introdução coringa” para ensinar a escrever?
No que se refere às práticas de ensino da oralidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental, tomamos o caso de uma aula de português que explore as múltiplas tradições orais e seus gêneros, observando o surgimento de textos falados e as práticas que possibilitam sua perpetuação.


Qual objeto de conhecimento das práticas de oralidade é, então, contemplado de maneira central nessa aula?