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Leia o trecho a seguir da obra ciceroniana Sobre a Natureza dos Deuses (45 a.C).

Assim, os que dias inteiros suplicavam e sacrificavam para que seus filhos sobrevivessem a si, foram chamados supersticiosos, e essa palavra se espalhou depois mais largamente; ao passo que os que escrupulosamente se ocupavam e recolhiam tudo o que dizia respeito ao culto dos deuses foram chamados religiosos a partir de recolher, como escolhidos de escolher, de acolher acolhidos e de inteligir inteligentes; de fato, em todas essas palavras há o sentido de colher, o mesmo que em religioso. Assim, quanto a supersticioso e religioso, formou-se, no primeiro, uma designação de defeito, no segundo, uma de elogio. E parece-me ter mostrado suficientemente que os deuses existem e de que natureza sejam.

Cicero, De natura deorum, II, XXVIII,72, apud Leandro Abel Vendemiatti, Sobre a Natureza dos Deuses de Cícero. Dissertação Campinas, SP,2003. p.80.

Na passagem citada,
A professora Marina planejou um projeto em que alunos do 9º ano desenvolverão infográficos digitais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Durante o projeto, os alunos pesquisaram, analisaram dados e criaram conteúdos visuais com o uso de ferramentas tecnológicas.

De acordo com os PCNs, a contribuição mais importante de projetos, como a da professora Marina, para a formação dos alunos, é
Durante uma reunião pedagógica, os professores discutiram como utilizar a informática para trabalhar a interdisciplinaridade no ensino médio. Um professor sugeriu o uso de simulações virtuais para abordar conceitos de física, como movimento e energia, enquanto outro propôs o uso de planilhas para realizar cálculos econômicos relacionados ao orçamento familiar.

Com base nos PCNs, a principal razão para integrar a informática em atividades interdisciplinares no ensino médio é
Em uma escola pública, a diretora Ana quer implementar um projeto de informática para o ensino fundamental. O projeto inclui aulas sobre o uso de editores de texto e apresentações digitais para os alunos criarem histórias baseadas em temas culturais de suas comunidades. A diretora busca alinhar esse projeto às recomendações dos PCNs.

Assinale a opção de como os PCNs justificam o uso de ferramentas digitais em projetos que envolvem temas culturais.
O professor Lucas criou uma atividade dinâmica em que os alunos do ensino médio analisam gráficos e tabelas de dados reais sobre consumo de energia elétrica, utilizando ferramentas de planilhas digitais. Lucas explicou que esse tipo de atividade contribui para o desenvolvimento de competências tecnológicas e de raciocínio lógico, além de promover a conscientização ambiental.

Com base nos PCNs, o principal benefício de atividades desenvolvidas pelo professor Lucas é