Filtrar


Questões por página:
Leia atentamente o enunciado:

A teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por David Ausubel, defende que a aprendizagem ocorre de forma mais eficaz quando os novos conteúdos se relacionam com os conhecimentos prévios do estudante, fazendo sentido para ele. Dentro dessa perspectiva, uma aula estruturada com base na Aprendizagem Significativa deve contemplar diferentes etapas, entre elas a construção de sentido.

Assinale a alternativa que indica corretamente o principal objetivo da etapa de construção de sentido em uma aula baseada na Aprendizagem Significativa.
Reuven Feuerstein contribuiu significativamente para a Psicologia da Educação e do Desenvolvimento ao propor a teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e o conceito de Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM).

Assinale a alternativa correta sobre o papel do educador no processo de ensino e aprendizagem.
A educação inclusiva, prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos documentos orientadores da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, deve:

Garantir que a escola seja um espaço de........................................................................................., reconhecendo e valorizando as diferenças individuais, promovendo equidade e respeito à diversidade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) possui uma de suas funções que vai além da simples inserção dos jovens e adultos no âmbito dos direitos civis, pois busca restaurar um direito negado: o acesso a uma escola de qualidade. Essa função também está relacionada ao reconhecimento da igualdade de todo sujeito em ter acesso a um bem real, social e simbolicamente importante. Para tanto, é imprescindível um modelo educacional que atenda às necessidades específicas de aprendizagem de jovens e adultos.

De acordo com o enunciado, essa função da EJA é denominada:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), considerando a concepção sócio-histórico-cultural de Vygotsky e as orientações curriculares da Rede Municipal de Ensino de Chapecó.

( ) O desenvolvimento humano ocorre de forma isolada, centrado no indivíduo, sem a mediação cultural e social. ( ) A aprendizagem humana se realiza por meio da mediação, sendo o professor um agente fundamental no processo de inclusão.
( ) O trabalho pedagógico com estudantes da Educação Especial deve reconhecer suas potencialidades e necessidades, assegurando acessibilidade e equidade durante o percurso formativo.
( ) A inclusão escolar se efetiva apenas pelo direito ao acesso físico e à permanência na escola, não sendo necessária a adaptação pedagógica.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.