Filtrar


Questões por página:

Julgue o item a seguir.


O envolvimento dos alunos em tarefas investigativas e na resolução de problemas relacionados à vida real pode aumentar significativamente seu interesse e motivação para aprender matemática.

Considere o excerto abaixo:

"O ensino básico é um direito fundamental de todos os brasileiros e um dever do Estado para com a sociedade, cabendo-lhe a responsabilidade de assegurar a escolarização da população. Logo, ela deve garantir uma base comum de conhecimentos expressos num plano de estudos básicos de âmbito nacional, garantindo um padrão de qualidade do ensino para toda a população."
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,1994, p.37.

Considerando o excerto acima, podemos afirmar que a escola pública deve ser:
Considere o excerto abaixo:

"Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele: É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem."
Fonte: https://tinyurl.com/573mmef2

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) deve refletir as especificidades da comunidade escolar e ser desenvolvido coletivamente. Considerando a concepção democrática do PPP, qual alternativa representa uma abordagem condizente com a sua função integradora?
"A gestão democrática é aqui compreendida, então, como um processo político no qual as pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução daqueles problemas. Esse processo, sustentado no diálogo, na alteridade e no reconhecimento às especificidades técnicas das diversas funções presentes na escola, tem como base a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar, o respeito às normas coletivamente construídas para os processos de tomada de decisões e a garantia de amplo acesso às informações aos sujeitos da escola."
Fonte: SOUZA, Ângelo Ricardo. EXPLORANDO E CONSTRUINDO UM CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.25, n.03, dez.2009, p.125.

A gestão democrática é um princípio fundamental da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sob essa perspectiva, qual é o papel da participação da comunidade no processo de tomada de decisão escolar?
De acordo com Libâneo (1994), a Didática da Escola Nova, também chamada de Didática ativa, baseia-se no princípio de que o aluno é o sujeito central do processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, o professor atua como mediador, criando condições favoráveis para que o estudante, partindo de suas necessidades e interesses, possa buscar em si próprio o conhecimento e experiências. Assim, a abordagem escolanovista valoriza métodos que estimulam a participação ativa do aluno no aprendizado.
A didática escolanovista é centrada: