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Conceber as relações do planejamento educativo com o Projeto Político-pedagógico da instituição requer que excluamos a seguinte consideração:
O lugar da cultura no processo educativo fundamenta-se na ideia de que:
A criança brasileira tem conquistado lugar no discurso político-científico contemporâneo e se tornado alvo de atenção das políticas públicas. Especialmente o documento composto por Campos e Rosemberg (2009) – atualmente em sua segunda versão – valida o sentido da criança com sujeitos de direitos. Particularmente, o documento expressa que as crianças brasileiras têm:
Para organizar as ações em instituições educativas, é possível localizar as contribuições sistematizados por Barros e Pequeno (2018). Os autores argumentam sobre o papel da educação no desenvolvimento humano. Compreender esse papel envolve refletir sobre a cultura. De acordo com os estudiosos:
I) Todas as pessoas são seres culturais que, no decurso da vida, se apropriam da cultura socialmente acumulada ao longo da história e também produzem cultura. II) Não é possível entender cultura desvinculada dos aspectos da vida em sua totalidade. III) As vivências com outras pessoas possibilitam nossa humanização e sobrevivência no mundo.
No que concerne ao Projeto de Ensino-aprendizagem, segundo Celso Vasconcellos, leia os itens a seguir e, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__)Resgatar o espaço de criatividade do educador. (__)Resgatar o saber discente à cultura pedagógica do grupo. (__)Ajudar a resgatar o movimento conceitual e a organização do fluxo da expressão sobre o conhecimento. (__)Ser elemento de formação continuada do professor, na medida em que possibilita o pensar sobre a realidade.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.