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Questões por página:

Em relação ao ensino de geografia escolar na contemporaneidade e suas várias abordagens teórico-metodológicas, julgue o item a seguir.


No ensino de geografia, deve-se considerar o conhecimento descritivo, isto é, aquele elaborado pelo autor do livro didático, de modo que, além de fatos, objetos e acontecimentos, se ensinem os processos que levam à construção do espaço-tempo e que constam do material didático.

A respeito de aspectos marcantes da história de Sergipe e de questões ligadas ao ensino da história estadual no ensino fundamental, julgue o item seguinte.


Levar o estudante a compreender o passado de seu estado é um pressuposto para que ele se veja sujeito da própria história e integrado à sociedade da qual é membro.

Considerando as novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de história, julgue o item seguinte.


Os caminhos para o pluralismo compreendem as lutas pelo reconhecimento e pelo direito à diferença dos povos negros e indígenas, dos movimentos feministas, dos movimentos da diversidade sexual e dos movimentos dos direitos humanos.

Considerando as novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de história, julgue o item seguinte.


A luta contra o racismo vem proporcionando a discussão de temas significativos sobre a questão racial no Brasil, mostrando a resistência dos africanos e seus descendentes, que, embora não tenham conseguido manter vivas suas tradições culturais, resistiram ao regime de escravidão.

Considerando as novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de história, julgue o item seguinte.


Entende-se sexismo como discriminação ou tratamento desigual dispensado a determinado gênero ou identidade sexual, e a mobilização contra esse fenômeno deve refletir-se em aspectos sociais como o direito e a linguagem.