Filtrar


Questões por página:
David Ausubel, ao propor sua teoria da aprendizagem significativa, enfatiza a importância dos conhecimentos prévios do aprendiz para que ocorra a assimilação de novos conteúdos de forma não arbitrária e não mecânica. Com base na teoria ausubeliana, analise as afirmativas abaixo:
I.A aprendizagem significativa ocorre quando novas informações se relacionam de maneira substancial e não literal com o que o aluno já sabe, sendo necessária uma estrutura cognitiva relevante e estável.
II.Os organizadores prévios são recursos que apresentam o conteúdo novo em linguagem simplificada, buscando facilitar a memorização de conceitos.
III. Para Ausubel, a aprendizagem por descoberta é mais eficaz do que a aprendizagem por recepção, uma vez que promove maior autonomia e criatividade no processo educativo.
IV.A aprendizagem significativa exige uma disposição do aprendiz para relacionar o novo conteúdo com conceitos existentes, o que implica em fatores cognitivos e afetivos.
V.A subsunção é o processo por meio do qual um novo conceito é incorporado à estrutura cognitiva preexistente de forma integrativa, podendo ocorrer de maneira progressiva ou correlativa.
Assinale a alternativa correta.
A implementação do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no ensino superior deve fundamentar-se em qual princípio epistemológico para superar a perspectiva eurocêntrica tradicional?
Examine as proposições sobre a prática interdisciplinar no ensino superior:
I.A interdisciplinaridade pressupõe a eliminação das fronteiras disciplinares tradicionais.
II.O diálogo entre disciplinas deve preservar a identidade epistemológica de cada campo do conhecimento.
III.A contextualização é condição necessária mas não suficiente para a interdisciplinaridade.
IV.A interdisciplinaridade requer postura de abertura e parceria entre docentes.
Quantas proposições estão corretas?
As transformações ocasionadas pela pandemia da Covid-19 impulsionaram a adoção dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) como parte essencial do processo pedagógico. Nesse contexto, educadores precisaram se adaptar rapidamente a novas práticas mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), o que trouxe à tona desafios e oportunidades pedagógicas. Considerando essas mudanças e suas implicações no cenário educacional contemporâneo, assinale a alternativa correta.
A análise das tendências pedagógicas presentes na história da educação brasileira permite identificar elementos de permanência e de mudança, que se expressam na organização do sistema escolar, na concepção de homem, nas práticas pedagógicas e nas relações de poder que atravessam o campo educacional. Com base nas características das tendências humanista tradicional, humanista moderna e tecnicista, PODE-SE AFIRMAR QUE: