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O aluno JRL, com seis anos de idade, tem severas dificuldades de comunicação. Na sala de recursos multifuncional foi utilizado um recurso, no qual, quando se mostra um controle remoto, tem-se a representação de assistir televisão.

Altiere Carvalho, na obra Entendendo a deficiência física (2012), utiliza o mesmo exemplo como modelo de sistema de comunicação alternativa com um recurso do tipo:
Observe a figura a seguir:

Q36.png (188×284)
(SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE. Entendendo a deficiência física. São Paulo: SE,2012. p.26)

A figura refere-se a uma cadeira adaptada com um assento com regulagem de altura em relação ao solo, apoio de pé e de braço removíveis e ambos com regulagem de altura e profundidade, apoio de quadril fixo, abdutor removível, faixa nos pés, apoio de cabeça removível e adutor de pernas.

Nesse tipo de cadeira, de acordo Luciana Barsottini, na obra Entendendo a deficiência física (2012), o cinto borboleta é considerado um acessório
De acordo com Walkíria de Assis, na obra Entendendo a deficiência física (2012), as adaptações para engrossar talheres, lápis ou giz podem ser confeccionadas com materiais diversos de sucata, tais como: tubos de borracha, taquara, cabos de vassoura, argila, resina epóxi, espuma.

Segundo a autora, essas adaptações
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O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de ___________, que conjuga igualdade e diferença como valores __________, e que avança em relação à ideia de__________ formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da __________ dentro e fora da escola.

Assinale a alternativa que contém os termos que completam, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.

O papel do professor na integração entre a escola e a família é estratégico para a construção do desenvolvimento educacional dos estudantes.


As opções que se seguem apresentam algumas das atribuições que dizem respeito a esse processo, à exceção de uma. Assinale-a.