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O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o documento que orienta as ações de uma instituição socioeducativa ou escolar. Para que seja um instrumento de gestão democrática, sua construção deve envolver toda a comunidade. Sobre o processo de elaboração de um PPP democrático, analise as afirmativas a seguir:



I. O PPP deve ser elaborado de forma coletiva, com a participação ativa de gestores, educadores, funcionários, usuários (crianças, adolescentes, famílias) e representantes da comunidade.


II. Uma vez elaborado, o PPP torna-se um documento estático e imutável, devendo ser seguido rigorosamente por vários anos, independentemente das mudanças na realidade institucional e social.


III. O documento deve explicitar a identidade da instituição, sua missão, o perfil dos usuários, os fundamentos teórico-metodológicos que orientam as práticas e as metas a serem alcançadas.



Está correto o que se afirma em:

O trabalho do Pedagogo Social no âmbito do SUAS é, por natureza, interdisciplinar, exigindo uma colaboração estreita com profissionais de outras áreas, como assistentes sociais e psicólogos. A construção de uma prática em equipe coesa e eficaz é um desafio constante. Assinale a alternativa que descreve uma ação fundamental para o fortalecimento do trabalho em equipe.
A educação inclusiva, conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), pressupõe a inserção de estudantes com deficiência na rede regular de ensino, com a oferta de todos os recursos necessários para garantir seu acesso, permanência, participação e aprendizagem. Assinale a alternativa que descreve uma medida incompatível com o princípio da educação inclusiva.

A articulação entre família e escola é um pilar para o desenvolvimento integral da criança. No contexto do trabalho do Pedagogo Social, essa relação é um objeto de intervenção constante, visando fortalecer os vínculos e a corresponsabilidade no processo educativo. Acerca das estratégias para fortalecer essa relação, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:



(__) Promover reuniões e eventos que vão além da entrega de boletins, criando espaços de diálogo, escuta e construção conjunta sobre o projeto pedagógico e os desafios do cotidiano.


(__) Limitar a participação da família ao espaço escolar, evitando a realização de visitas domiciliares por considerar que o ambiente doméstico é de natureza estritamente privada.


(__) Utilizar uma comunicação clara e acolhedora, que valorize os saberes da família e a reconheça como parceira fundamental no processo educativo da criança.


(__) Convidar as famílias a participar de atividades na escola, como oficinas, festas e projetos, de modo a integrá-las à comunidade escolar e fortalecer o sentimento de pertencimento.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

A história da educação no Brasil é marcada por diferentes concepções que refletiram os projetos políticos de cada período. Durante o regime militar (1964-1985), a educação foi orientada por uma perspectiva tecnicista. Sobre as características da pedagogia tecnicista, analise as afirmativas a seguir:



I. Priorizava a formação de mão de obra qualificada para atender às necessidades do modelo econômico desenvolvimentista, enfatizando o ensino técnico e profissionalizante.


II. O processo educativo era centrado na figura do professor como um especialista que aplica um conjunto de técnicas para garantir a eficiência e a produtividade do ensino.


III. Valorizava o debate político e a reflexão crítica sobre a realidade social em sala de aula, incentivando a organização dos estudantes em entidades representativas.



Está correto o que se afirma em: