Filtrar


Questões por página:

No repertório das grandes contribuições para pensar a educação da primeira metade do século XX, Maria Montessori ocupa um proeminente lugar, realizando magistralmente a tarefa de repensar o processo de aprendizagem. Acerca de suas ideias, analise as afirmativas que se seguem:



I. Uma das ideias que compõem as estruturas de seu pensamento é a de que o professor deve ajudar a criança, jamais fazer por ela.


II. Insurgiu-se de maneira crítica contra o paradigma do escolanovismo, que compunha um expressivo eixo ideológico de seu tempo.


III. Defendeu a aprendizagem de coisas úteis, assim como uma formação que primasse por experiências de liberdade e de individualidade.



Está correto o que se afirma em

Um projeto poderia ser definido como uma pesquisa específica ou uma investigação desenvolvida em profundidade, sobre um tema claramente delineado e com objetivos claros a serem aferidos. (...) É realizado por duas ou mais classes, ou até mesmo por todos os alunos da escola, para que busquem concretizar essa pesquisa e alcançar esses objetivos. É, pois, um esforço investigativo que busca respostas convincentes encontradas pelos alunos e orientado pelo professor, ou por uma equipe de professores.


ANTUNES, CELSO. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e

práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes,2008, p.117.


Acerca da metodologia pedagógica descrita acima, e seus impactos no processo de aprendizagem, assinale a afirmativa correta.

Hoje, tomamos consciência de que o sentido das nossas vidas não está separado do sentido do próprio planeta. Diante da degradação das nossas vidas no planeta, chegamos a uma verdadeira encruzilhada entre um caminho tecnozóico, que coloca toda a fé na capacidade da tecnologia de nos tirar da crise sem mudar nosso estilo poluidor e consumista de vida, e um caminho ecozóico, fundado numa nova relação saudável com o planeta, reconhecendo que somos parte do mundo natural, vivendo em harmonia com o universo, caracterizado pelas atuais preocupações ecológicas. Fazemos escolhas! Nem sempre temos clareza delas. A educação carrega de intencionalidade nossos atos. Precisamos ter consciência das implicações de nossas escolhas.


GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição para

a década do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria

Instituto Paulo Freire,2009, p.62.



Com base na reflexão proposta pelo trecho supracitado, assinale a afirmativa correta.

O Conselho da Escola é um órgão decisivo para a viabilização de um ambiente educacional autônomo. Acerca do Conselho Escolar e suas atribuições, analise as afirmativas a seguir:



I. Aponta soluções acerca da aplicação dos recursos, racionalização dos horários de trabalho, elaboração do Plano escolar, entre outras.


II. Constitui-se como uma instância de integração entre a escola e a comunidade.


III. Sua atividade de deliberação inclui questões concernentes ao currículo, ao calendário escolar, a formação das classes, as atividades culturais.



Está correto o que se afirma em:

A educação inclusiva tem se mostrado uma perspectiva fundamental para a viabilização do direito universal à educação.
As opções abaixo expressam alguns de seus princípios norteadores, à exceção de uma. Assinale-a.