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Referente à didática, conforme Veiga (2006), assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando o tema educação inclusiva, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Definida como a substituição de um modelo centrado no “todo”, criança e ambiente, para um modelo focado no “defeito” da criança, levando em consideração as variáveis que produzem a inclusão educacional escolar e a político-social de inúmeras pessoas.
( ) Refere-se a qualquer aprendiz, não sendo mais exclusiva do alunado da educação especial.
( ) A cultura e a prática escolar são definidoras de práticas de exercício da cidadania somente para aqueles que estão dispostos a aprender.
( ) A escola também reflete a sociedade na qual está inserida, podendo contribuir para que esta se torne menos elitista.
( ) Escolas receptivas e responsivas, isto é, inclusivas, não dependem apenas dos seus gestores e educadores, mas de um contexto mais amplo, que envolve as políticas sociais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Conforme Ferreira (2010), supervisão é um termo originário da administração de empresas, é sinônimo de gerência – to manage – gerenciar, que significa __________ um processo em curso. O controle é, de fato, o conceito fundamental de todos os sistemas gerenciais, como é explicitado por todos os teóricos da gerência. A origem da função do supervisor está no __________ entre aqueles que executam o processo e os que se beneficiam dele, entre os que administram e os que executam, a partir de relações sociais que estruturam o processo produtivo. [...] Como elemento constitutivo da administração, tem por __________________ o objeto a que se destina: a supervisão de empresas, ou a gerência na empresa, e visa controlar a qualidade do que é produzido na empresa de acordo com suas finalidades. [...] A concepção da administração empresarial inspirou a supervisão educacional ou escolar, nos Estados Unidos e, a partir daí, no Brasil e na América Latina, como elemento de controle da produtividade do ensino e do aperfeiçoamento da técnica, com a necessidade de implantação de reformas educacionais que atendessem às necessidades _______________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A partir do artigo “Práticas pedagógicas e ensino integrado”, de Araujo e Frigotto (2015), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. O conteúdo da proposta de ensino integrado propõe o desafio de pensar práticas pedagógicas que aproximam o pedagogo de uma leitura ampla da realidade, mesmo reconhecendo a impossibilidade de uma apropriação cognitiva do “todo”.

PORQUE

II. O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende que é direito de todos ter acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sobre a atuação e o papel do supervisor educacional, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O supervisor educacional é responsável apenas pelo controle das atividades realizadas em sala de aula, não sendo necessária sua intervenção no planejamento ou acompanhamento dos processos educativos.

( ) A atualização constante e o compromisso com uma aprendizagem significativa para o aluno são aspectos fundamentais para o desempenho do supervisor educacional.
( ) A LDB reconhece o supervisor educacional como profissional docente extraclasse, exigindo para essa função a formação em Pedagogia.
( ) O supervisor educacional deve ser flexível e dinâmico, adaptando suas estratégias para atender às necessidades educacionais e colaborar no desenvolvimento integral dos alunos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: