Filtrar


Questões por página:

Para Zabala (2017), os conteúdos de aprendizagem podem ser entendidos como instrumentos de explicitação das intenções educativas em contextos analíticos concretos como a sala de aula. Nesta, estão presentes os livros didáticos, que por serem o principal material didático utilizado nas escolas brasileiras de Educação Básica, se constituem um poderoso mecanismo de seleção e de organização dos conteúdos e métodos de ensino (VIANA; MARTINS,2020). O gráfico abaixo mostra a distribuição da tipologia de conteúdos de física identificados em livros didáticos da Educação Básica aprovados no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).


Imagem associada para resolução da questão


A partir desse contexto, assinale a alternativa CORRETA.

Para Libâneo (2017, p.119), “o processo didático é caracterizado como mediação escolar de objetivos-métodos-conteúdos apoiada no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as finalidades da instrução e da educação escolar em nossa sociedade.” Levando em consideração as ideias do autor sobre os objetivos, conteúdos e métodos de ensino, é CORRETO afirmar que:
Leia a afirmativa a seguir.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram que a __________ deva ser algo útil, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo de ensino e aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

Marque a opção que completa corretamente a lacuna.
Analise as afirmativas a seguir sobre a educação inclusiva e marque a opção INCORRETA.
A formação de professores no contexto contemporâneo está permeada de muitos desafios, face às exigências de um mundo globalizado que exige, cada vez mais, profissionais capacitados e multifuncionais. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. A formação de professores está situada num contexto de complexidade, diversidade e imprevisibilidade.
II. Para lidar com a diversidade na sala de aula, é necessário que o professor tenha a capacidade de definir as melhores estratégias que favoreçam a aprendizagem de todos os alunos.
III. O problema da formação docente concentra-se na necessidade de atualização, pois a formação continuada tem a função de preencher as lacunas da formação inicial.
IV. O fracasso escolar é determinado pela fragilidade na aprendizagem dos alunos, independente do trabalho desenvolvido pelo professor.
V. A educação contemporânea exige um profissional comprometido com aprendizagem dos alunos, que promova a transformação por meio do diálogo, encantamento e conhecimento.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.