Filtrar


Questões por página:
De acordo com pesquisas (Costa,2003; Fonseca,2003; Marques,2002), quando o projeto pedagógico da escola abre espaço para a participação familiar e reconhece os papéis diferenciados de ambas no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, têm-se demonstrado, particularmente, os benefícios da:
Ao reconhecer que a aprendizagem progride por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento e, assim, eleger o trabalho pedagógico com a complexidade dos objetos de estudo, o professor precisará lidar com a gestão do tempo para garantir uma mudança qualitativa no seu uso. Sendo assim, escolher uma das modalidades organizativas é um desafio a ser encarado pelo docente, tendo em vista as suas peculiaridades. A modalidade que permite uma organização muito flexível do tempo e que oferece contextos nos quais o estudo ganha sentido e aparece como uma atividade que se orienta para a realização de um propósito específico e explícito é o:
Leia o trecho a seguir.

“A metodologia mais usada hoje no Estado de Mato Grosso para a área de Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias é a Sequência Didática de Antoni Zabala”
(SILVA, Francisca Aparecida Coinete da. Metodologia do Ensino da Geografia na Educação Básica: revisão teórica e discussões práticas para o ensino. UFMT, 2018.)

A metodologia denominada Sequência Didática consiste em:
mostrar texto associado
No que concerne à metodologia do ensino de língua portuguesa, o Texto 2 indica a importância de:
Dentre as modalidades organizativas de planejamento, Angelina, professora da educação básica, optou pelos projetos, pois são situações didáticas que trabalham conhecimentos específicos, construídos a partir de: