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No processo de construção de conceitos, ações realizadas sobre objetos funcionam como alicerce das conquistas. Quando manipula, encaixa, ordena e estabelece correspondências quantitativas entre objetos, a criança tem a oportunidade de ampliar sua base conceitual. Sendo assim, o professor deve:
De acordo com Sandra Bozza (2011, p.53), “aprovar o aluno sem o saber necessário representa o mesmo crime social cometido com a reprovação”. Entendendo, então, que a intencionalidade da avaliação não deve ser emitir uma sentença para o aluno – aprovado ou reprovado –, necessário é reconhecer que o processo avaliativo, quando convenientemente planejado, tem um impacto muito relevante, porque:
No que se refere à avaliação, a observação pedagógica é uma ferramenta que precisa ser bem compreendida e desenvolvida pelos professores, pois não basta olhar rapidamente, sem sistematização. É fundamental observar atentamente um grupo, as suas relações, suas criações, suas culturas, realizando:
O Programa Educação – 10 Anos se define como uma política estatal com projetos e ações desenvolvidas para a melhoria da qualidade e dos índices educacionais no âmbito do Estado de Mato Grosso. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos pilares estratégicos adotados para monitoramento do plano Educação – 10 anos. A “Política Pública de Projetos Pedagógicos Complementares” compõe o pilar estratégico denominado:
Analisando os fundamentos da educação brasileira, é possível identificar educadores e teóricos que defendem o envolvimento da escola na formação de um cidadão crítico e participante da mudança social. Suas ideias se fundamentam no pensamento pedagógico: