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(SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE. Entendendo a deficiência física. São Paulo: SE,2012. p.26)
A figura refere-se a uma cadeira adaptada com um assento com regulagem de altura em relação ao solo, apoio de pé e de braço removíveis e ambos com regulagem de altura e profundidade, apoio de quadril fixo, abdutor removível, faixa nos pés, apoio de cabeça removível e adutor de pernas.
Nesse tipo de cadeira, de acordo Luciana Barsottini, na obra Entendendo a deficiência física (2012), o cinto borboleta é considerado um acessório
Segundo a autora, essas adaptações
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de ___________, que conjuga igualdade e diferença como valores __________, e que avança em relação à ideia de__________ formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da __________ dentro e fora da escola.
Assinale a alternativa que contém os termos que completam, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
O papel do professor na integração entre a escola e a família é estratégico para a construção do desenvolvimento educacional dos estudantes.
As opções que se seguem apresentam algumas das atribuições que dizem respeito a esse processo, à exceção de uma. Assinale-a.
No repertório das grandes contribuições para pensar a educação da primeira metade do século XX, Maria Montessori ocupa um proeminente lugar, realizando magistralmente a tarefa de repensar o processo de aprendizagem. Acerca de suas ideias, analise as afirmativas que se seguem:
I. Uma das ideias que compõem as estruturas de seu pensamento é a de que o professor deve ajudar a criança, jamais fazer por ela.
II. Insurgiu-se de maneira crítica contra o paradigma do escolanovismo, que compunha um expressivo eixo ideológico de seu tempo.
III. Defendeu a aprendizagem de coisas úteis, assim como uma formação que primasse por experiências de liberdade e de individualidade.
Está correto o que se afirma em