Filtrar


Questões por página:

Observe o gráfico a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com a pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto Sou da Paz,59% dos agressores eram alunos da própria escola,33% eram ex-alunos, e apenas 7% não tinham relação com a instituição. Portanto, há uma relação direta entre os agressores e a instituição atacada.


Avalie se as medidas que podem ser adotadas pelas escolas para reduzir o número de casos incluem:



I. Treinamento dos professores e dos funcionários para que sejam capazes de identificar comportamentos que exijam intervenção da comunidade escolar.


II. Exercitar o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais.


III. Estimular programas e atividades para que os alunos cuidem de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.




Está correto o que se afirma em

Leia o trecho a seguir.
O professor desempenha o papel ativo de transmissor. Compartilha suas experiências. Dá e o aluno recebe. O aluno aplicado capta a estrutura de fatos ou ideias. Se o aluno não for ágil, o professor o impressiona com os fatos, incute nele as ideias, ou inculca o bom gosto e o gosto de ap
render. Adaptado de: SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo, EDUSP.1972, p.2.

A tendência pedagógica descrita no trecho é a(o)
Percebendo a dificuldade dos alunos em compreender o tema as antigas formas de atividades comerciais e suas evoluções ao longo do tempo, o professor organizou uma visita ao Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. O objetivo era permitir que os estudantes conhecessem o acervo da instituição e despertassem interesse pelo assunto.

As afirmativas a seguir apresentam objetivos relacionados com a atividade pedagógica descrita, à exceção de uma. Assinale-a.
A linguagem, a comunicação e as múltiplas formas de expressão cultural ou artística constituem-se de imagens e apelos visuais cada vez mais complexos e sofisticados. Os conteúdos escolares privilegiam a visualização em todas as áreas de conhecimento, de um universo permeado de símbolos gráficos, imagens, letras e números. Assim, necessidades decorrentes de limitações visuais não devem ser ignoradas, negligenciadas ou confundidas com concessões ou necessidades fictícias.

Em um contexto inclusivo, para que o aluno com deficiência visual possa ter acesso ao conhecimento, recomenda-se:

1. Sentar o aluno a uma distância de aproximadamente um metro do quadro negro na parte central da sala.
2. Evitar a incidência de claridade diretamente nos olhos da criança.
3. Posicionar a carteira de maneira que o aluno escreva na própria sombra.
4. Observar a qualidade e nitidez do material utilizado pelo aluno: letras, números, traços, figuras, margens, desenhos com bom contraste figura/fundo.
5. Explicar, com palavras, as tarefas a serem realizadas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise o texto abaixo:
A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar visa a garantia de que todos os alunos, independentemente de suas.............., tenham acesso a uma educação de qualidade. Essa perspectiva preconiza que a escola deve ser um espaço de caráter..........., onde todos os estudantes possam conviver e aprender juntos. Diante disso, é importante considerar as adaptações curriculares e a oferta de recursos............ como essenciais para que os estudantes com deficiência possam desenvolver seu potencial e participar ativamente das atividades escolares.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.