Filtrar


Questões por página:
Considerando os saberes necessários à prática educativa na perspectiva da escola inclusiva, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A formação continuada dos educadores é essencial para que estejam preparados para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência.

( ) O uso de materiais e recursos adaptados deve ser restrito apenas aos alunos com deficiência, para garantir a equidade no ambiente escolar.

( ) A colaboração entre professores, famílias e especialistas é fundamental para a construção de práticas pedagógicas inclusivas e significativas.

( ) As práticas inclusivas priorizam apenas a acessibilidade física dos ambientes escolares, sem considerar as barreiras atitudinais e pedagógicas.

( ) A avaliação no contexto inclusivo deve respeitar as especificidades de cada aluno, considerando as suas potencialidades e formas de aprendizagem.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
A interdisciplinaridade é uma abordagem que busca a integração de diferentes disciplinas para promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Considerando essa perspectiva, qual das alternativas a seguir melhor exemplifica a aplicação da interdisciplinaridade através do trabalho com projetos no cotidiano escolar?
Analise as afirmativas a seguir sobre a relação professor/aluno/conhecimento e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A relação entre professor, aluno e conhecimento deve ser vista como uma via de mão única, na qual o professor transmite o saber e o aluno apenas o absorve.

( ) O diálogo entre professor e aluno é fundamental para a construção do conhecimento, permitindo trocas que enriquecem o processo de aprendizagem.

( ) O aluno deve ser o centro do processo de ensino-aprendizagem, com o professor atuando como mediador e facilitador do acesso ao conhecimento.

( ) A relação professor/aluno/conhecimento deve promover a autonomia do estudante, incentivando-o a construir o seu próprio entendimento crítico dos conteúdos.

( ) O conhecimento é um produto estático que o professor entrega ao aluno sem necessidade de adaptação ou reflexão sobre o contexto em que ele será aplicado.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Analise as afirmativas a seguir sobre as orientações metodológicas na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

I- Os PCN sugerem práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem significativa, conectando o conteúdo escolar com a realidade dos estudantes.

II- O uso de métodos tradicionais de ensino, como a exposição oral sem a interação com os alunos, é fortemente recomendado pelos PCN como principal estratégia de ensino.

III- A interdisciplinaridade é uma orientação importante nos PCN, incentivando a integração de diferentes áreas do conhecimento.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
O planejamento participativo na educação é um método que se afasta das decisões centralizadas e autoritárias, promovendo um trabalho mais coletivo e colaborativo. Sobre o planejamento participativo na educação, assinale a alternativa CORRETA.