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“A noção tradicional de documento histórico, que compreendia somente documentos oficiais, ampliou-se bastante. Um depoimento oral, uma fotografia, um desenho, uma carta oficial ou pessoal, um antigo caderno escolar etc. hoje podem ser considerados até mais importantes do que um registro oficial, dependendo do caso.” (VASCONCELOS, J. A. Metodologias do Ensino de História. Curitiba: Intersaberes,2012, p.76).


Assinale a alternativa correta.

“A construção de uma identidade nacional que permeia a existência da Disciplina [de História] como obrigatória, nos currículos brasileiros desde o século XIX, passou a ser redefinida, portanto, sob outros parâmetros, repensada sob novas perspectivas relacionadas às mudanças sociais e econômicas em curso no país, à mundialização e às transformações do papel e do poder do Estado na nova ordem mundial econômica. Esses novos parâmetros apontam para a necessidade de aprofundar o conceito de identidade nacional.” (BITTENCOURT, C. Capitalismo e cidadania nas principais propostas curriculares de História. In.: O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto,2004, p.18).
Assinale a alternativa correta.
De acordo com a publicação "Saberes e Práticas da Inclusão - Ensino Fundamental", é correto afirmar que a inclusão escolar deve ser:
Considerando as teorias contemporâneas da educação, a vertente que destaca a importância do papel do aluno e sua relação com o ambiente social e cultural na construção do conhecimento é:
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A Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (Resolução CNE/CP n.º 1, de 30 de maio de 2012), com finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, estabelece em seu art.3º, os seguintes princípios para a educação em direitos humanos:

( ) Reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades.
( ) Direito à reparação.
( ) Participação ativa da sociedade civil.
( ) Democracia na educação.
( ) Proteção contra a violência e o discurso de ódio.
( ) Transversalidade, vivência e globalidade.
( ) Sustentabilidade socioambiental.

Assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) as assertivas, sobre os princípios para a educação em direitos humanos, a sequência correta de preenchimento dos parênteses, é:
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