Filtrar


Questões por página:
De acordo com Ilma Passos A. Veiga (2013), para nortear a organização do trabalho da escola, a primeira ação fundamental é a construção do Projeto Político-Pedagógico. Concebido na perspectiva da sociedade, da educação e da escola, ele aponta um rumo, uma direção, um sentido específico para um compromisso estabelecido coletivamente.
A autora também afirma que a concepção do Projeto Político-Pedagógico como organização do trabalho de toda a escola está fundamentada nos princípios que devem nortear a escola democrática, pública e gratuita.
Considerando as afirmações do excerto assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Liberdade é um princípio constitucional. Liberdade de expressão. Liberdade de ação. Liberdade na escola para aprender, ensinar, pesquisar, avaliar e socializar a arte e o saber voltados para uma intencionalidade definida coletivamente. O princípio de liberdade está sempre associado à ideia de autonomia. Se pensarmos na liberdade na escola, devemos pensá-la na relação entre gestores, professores, funcionários e alunos que assumem a co-responsabilidade na construção do projeto político-pedagógico e na relação destes com o contexto social em que a escola está inserida. ( ) Solidariedade é também um princípio constitucional. Para Heller (1992), solidariedade implica disponibilidade para traduzir o sentimento de apoio e fraternidade a grupos, movimentos ou outras coletividades. ( ) Pluralismo de ideias é entendido como o respeito ao outro, às diferentes opiniões, à diversidade do pensar e agir. Parte da diversidade como algo inevitável e desejável, pois há diferentes pessoas, grupos e, certamente, diferentes motivações, perspectivas, conhecimentos, posicionamentos e atitudes. ( ) Igualdade de condições para acesso e permanência na escola de ensino médio. Saviani afirma, com muita propriedade, que "só é possível considerar o processo educativo em seu conjunto sob a condição de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e democracia como realidade no ponto de chegada"(1982, p.63). ( ) Qualidade, que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca à escola de ensino médio é o de propiciar uma escola de qualidade para todos, no sentido de garantir o acesso e permanência dos que nela ingressam. ( ) Transparência do projeto político-pedagógico da escola de ensino médio, a qual depende da inserção da comunidade no cotidiano escolar, do envolvimento dos diferentes segmentos nas discussões e na socialização das informações, o que gera o sentimento de pertença, de confiança e de clareza das intencionalidades entre os protagonistas: professores, alunos, técnico-administrativos, pais. ( ) Participação, que implica criação e ampliação de canais e espaços públicos para o diálogo, a discussão e o debate a serviço de um projeto político-pedagógico de qualidade que, assentado no pilar da educação emancipatória, considere os determinantes sociais e as possibilidades concretas da escola. A participação é o princípio básico da democracia. Ela não pode se resumir ao instante da eleição, do voto, mas exige abertura para o debate.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA
O desafio do(a) professor(a) é perceber e apoiar cada uma das crianças em suas especificidades, promovendo situações de interação com as outras crianças, em vários momentos e em diferentes atividades, de modo a favorecer a transformação do seu repertório cultural e ampliar suas aprendizagens. O(a) professor(a) cuida e educa uma criança com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, exceto quando:
Os níveis de escrita na alfabetização, de acordo com a Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, descrevem o processo pelo qual as crianças passam ao aprender a ler e escrever. Observe cada hipótese e associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

I. Pré-silábica II. Silábica III. Silábica-alfabética IV. Alfabética V. Ortográfica

( ) É o nível em que as crianças têm um controle mais sólido sobre as convenções ortográficas. Elas são capazes de escrever corretamente a maioria das palavras, sem erros ortográficos significativos;

( ) As crianças usam a escrita convencional. Entendem as relações entre letras e sons e geralmente soletram palavras de acordo com as regras ortográficas, mas ainda podem cometer erros ocasionais;

( ) As crianças combinam sílabas com letras individuais e representam a maioria dos sons corretamente. No entanto, podem escrever sílabas completas e, em outras, colocar uma letra para representar a sílaba;

( ) As crianças começam a associar letras a sons, o que significa que cada sílaba da palavra é representada por uma letra;

( ) As crianças geralmente usam garatujas ou símbolos para representar palavras.



A sequência correta é:
De acordo com os Parâmetros para a Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil Cearense (2021), a Educação Infantil se concretiza na parceria da escola com as famílias, que, colaborativamente, realizam um projeto educativo visando ao desenvolvimento integral das crianças. Dos mecanismos abaixo, qual não garante uma boa comunicação com as famílias na Educação Infantil?
Assinale a alternativa correta: