Filtrar


Questões por página:
A respeito da relação com o saber, de acordo com Charlot (2005), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. A noção de relação com o saber emerge dos trabalhos de psicanalistas e dos trabalhos de analistas de inspiração marxista dos sistemas de formação. [...] Pouco importam as questões de paternidade; em compensação, é importante ter em mente que a noção de relação com o saber foi construída relativamente a partir de questões que, de um lado, se colocam os psicanalistas e, de outro, os sociólogos da educação de inspiração crítica.

PORQUE

II. A questão-chave é aquela do saber como objeto de desejo. Como o desejo que visa ao gozo pode um dia se tornar desejo de aprender este ou aquele saber, esta ou aquela disciplina.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Segundo Vidal et al. (2005), assinale a alternativa que contempla as três dimensões da qualidade da educação.
Sobre as concepções de ensino e de aprendizagem que se utilizam das metodologias ativas, analise as seguintes assertivas:

I. A prática de aprendizagem ativa se concentra em uma variedade de ferramentas usadas para envolver cognitivamente os alunos, acumulando conhecimento e desenvolvendo esquemas de uma forma que eles, em certa medida, possuem maior autonomia sobre a aprendizagem.
II. As metodologias ativas visam à proatividade, ao desenvolvimento do raciocínio e à vinculação com a realidade. Alguns exemplos de metodologias ativas são: a aprendizagem baseada em problemas, jogos educativos, a aprendizagem entre pares, a aplicação de métodos de caso e simulações, entre outros.
III. O aprendizado ativo, em relação aos métodos mais tradicionais, não apresenta significativa eficácia, apesar de aumentar a compreensão dos alunos sobre conceitos difíceis de serem apreendidos. Neste âmbito, os alunos participam de várias atividades, tais como leitura, discussão, redação e desenvolvimento de habilidades, das quais algumas das mais importantes são as de avaliação, reflexão, análise e síntese.
IV. Devido às mudanças de perfil do aluno, as instituições de ensino vêm adotando novas formas para o ensino-aprendizagem, tal como a utilização de metodologias mais ativas, corroborando na formação de profissionais como sujeitos sociais, desenvolvendo competências éticas, políticas e técnicas, aperfeiçoando o uso do conhecimento e do raciocínio crítico e analítico, assim como melhorando a aprendizagem e secundarizando notas dos alunos.

Quais estão corretas?
De acordo com a Lei nº 11.645/2008, analise as assertivas abaixo:

I. O conteúdo programático dos ensinos fundamental e médio inclui diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir dos grupos étnicos negros e indígenas.
II. O estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira, e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, o resgate das suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil serão parte do currículo da Educação Básica.
III. Os conteúdos referentes à história e à cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados nas áreas de educação artística, literatura e história brasileiras.

Quais estão corretas?
As DCNs para a Educação Escolar Quilombola definem que os quilombolas, como povos ou comunidades tradicionais, são:

I. Grupos culturalmente diferenciados e que se desconhecem como tais.
II. Possuidores de formas próprias de organização social.
III. Detentores de conhecimentos, tecnologias, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.
IV. Ocupantes e usuários de territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica.

Quais estão corretas?