Questões de Concurso
Filtrar
4.830 Questões de concurso encontradas
Página 256 de 966
Questões por página:
Questões por página:
Conforme Ferreira (2010), supervisão é um termo originário da administração de empresas, é sinônimo de gerência – to manage – gerenciar, que significa __________ um processo em curso. O controle é, de fato, o conceito fundamental de todos os sistemas gerenciais, como é explicitado por todos os teóricos da gerência. A origem da função do supervisor está no __________ entre aqueles que executam o processo e os que se beneficiam dele, entre os que administram e os que executam, a partir de relações sociais que estruturam o processo produtivo. [...] Como elemento constitutivo da administração, tem por __________________ o objeto a que se destina: a supervisão de empresas, ou a gerência na empresa, e visa controlar a qualidade do que é produzido na empresa de acordo com suas finalidades. [...] A concepção da administração empresarial inspirou a supervisão educacional ou escolar, nos Estados Unidos e, a partir daí, no Brasil e na América Latina, como elemento de controle da produtividade do ensino e do aperfeiçoamento da técnica, com a necessidade de implantação de reformas educacionais que atendessem às necessidades _______________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
A partir do artigo “Práticas pedagógicas e ensino integrado”, de Araujo e Frigotto (2015), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O conteúdo da proposta de ensino integrado propõe o desafio de pensar práticas pedagógicas que aproximam o pedagogo de uma leitura ampla da realidade, mesmo reconhecendo a impossibilidade de uma apropriação cognitiva do “todo”.
PORQUE
II. O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende que é direito de todos ter acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. O conteúdo da proposta de ensino integrado propõe o desafio de pensar práticas pedagógicas que aproximam o pedagogo de uma leitura ampla da realidade, mesmo reconhecendo a impossibilidade de uma apropriação cognitiva do “todo”.
PORQUE
II. O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende que é direito de todos ter acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a atuação e o papel do supervisor educacional, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O supervisor educacional é responsável apenas pelo controle das atividades realizadas em sala de aula, não sendo necessária sua intervenção no planejamento ou acompanhamento dos processos educativos.
( ) A atualização constante e o compromisso com uma aprendizagem significativa para o aluno são aspectos fundamentais para o desempenho do supervisor educacional.
( ) A LDB reconhece o supervisor educacional como profissional docente extraclasse, exigindo para essa função a formação em Pedagogia.
( ) O supervisor educacional deve ser flexível e dinâmico, adaptando suas estratégias para atender às necessidades educacionais e colaborar no desenvolvimento integral dos alunos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) O supervisor educacional é responsável apenas pelo controle das atividades realizadas em sala de aula, não sendo necessária sua intervenção no planejamento ou acompanhamento dos processos educativos.
( ) A atualização constante e o compromisso com uma aprendizagem significativa para o aluno são aspectos fundamentais para o desempenho do supervisor educacional.
( ) A LDB reconhece o supervisor educacional como profissional docente extraclasse, exigindo para essa função a formação em Pedagogia.
( ) O supervisor educacional deve ser flexível e dinâmico, adaptando suas estratégias para atender às necessidades educacionais e colaborar no desenvolvimento integral dos alunos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
Disciplina:
Pedagogia
A formação docente para o uso de tecnologias assistivas visa capacitar o professor a implementar práticas inclusivas que promovam o aprendizado. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta a conduta de um professor em consonância com os princípios da educação inclusiva.
Concurso:
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a formação docente, Gatti (2014) e Tardif (2012) apontam a relevância da formação continuada e a integração entre teoria e prática como elementos essenciais para a qualidade do ensino. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.